Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo

Polícia Civil de São Paulo abre 1,4 mil vagas para agente e escrivão

No total, os editais somam 1.400 vagas de nível superior. (Foto: Divulgação/PC-SP) (Foto: )

Está aberto mais um concurso da Polícia Civil de São Paulo. Os editais publicados nesta quinta (05) trazem 800 vagas imediatas para o cargo de escrivão e 600 vagas para investigadores de polícia. O vencimento básico inicial de ambos os cargos é de R$ 3.743,98 e, para concorrer a uma das vagas, é necessário ter, entre outros requisitos listados nos editais de abertura, nível superior em qualquer área de atuação e, também, CNH no mínimo da categoria B.

LEIA TAMBÉM: Polícia Civil de SP abre concurso para delegado com 250 vagas.

De acordo com o edital de abertura do concurso para Escrivão (acesse aqui), as principais atribuições do cargo são: registros digitais de ocorrência (RDO), termos circunstanciados, inquéritos policiais, processos administrativos, sindicâncias, apurações e demais peças e documentos policiais, tendo ainda como atribuição a organização cartorária, sob a presidência direta do Delegado de Polícia, além de outras funções previstas em lei.

LEIA TAMBÉM: Escrivão da Polícia Civil do PR: edital nos próximos dias.

Já quanto ao cargo de Agente, de acordo com o edital de abertura do concurso (acesse aqui), as principais atribuições do cargo são: realizar diligências investigatórias e de policiamento preventivo especializado; cumprir requisições escritas ou verbais atinentes ao trabalho de polícia judiciária; cumprir mandados; elaborar documentos de polícia judiciária e relatórios circunstanciais; escoltar presos; realizar prisões e apreensões; manter a segurança de locais onde se desenvolve a atividade policial civil; atender ao público interno e externo no desempenho da atividade policial; intervir, a qualquer tempo, em ocorrências de natureza criminal; conduzir viaturas policiais; transportar pessoas e coisas vinculadas a ocorrências policiais; conservar, manusear e empregar armas de fogo e equipamentos menos letais; portar arma de fogo e atuar em campo com possibilidade de exposição a situações de conflito armado; executar demais atos compatíveis com a atividade de polícia judiciária e administrativa.

Inscrições e Provas

As inscrições serão recebidas no site da Fundação Vunesp entre os dias 16/04 e 15/05/2018, com taxa de participação de R$ 84,81 para ambos os cargos.

Os candidatos enfrentarão prova preambular de múltipla escolha com as matérias de Português, Noções de Direito, Noções de Informática, Noções de Criminologia, Noções de Lógica e Atualidades no dia 10 de junho de 2018 nas cidades de São Paulo (capital e Grande São Paulo), Araçatuba, Bauru, Campinas, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, Santos, São José do Rio Preto, São José dos Campos, Piracicaba e Sorocaba.

Após esta etapa haverá prova escrita com questões dissertativas, comprovação de idoneidade e conduta escorreita mediante investigação social, prova oral e, ainda, prova de títulos.

LEIA TAMBÉM: Ministro Raul Jungmann confirma novo concurso para PF e PRF em 2018.

Deixe abaixo seus comentários e sugestões de assuntos que você gostaria de ver aqui no blog Concurseiros. Siga as páginas do Vida Financeira e Emprego e da blogueira Thais Nunes no Facebook.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros