O edital deverá ser publicado com a oferta de 35 vagas de Delegado da Polícia Civil, além da formação de cadastro de reserva. (Foto: Jaelson Lucas/ANPr)| Foto:

A Secretaria de Segurança Pública do estado do Paraná autorizou, através do Conselho da Polícia Civil, a realização de mais um concurso para a instituição, desta vez para o cargo de delegado de polícia, função exige o nível superior em Direito e a Carteira Nacional de Habilitação na categoria “B”. O edital deverá ser publicado com a oferta de 35 vagas imediatas, além da formação de cadastro de reserva. A decisão foi publicada no Diário Oficial do Executivo no dia 03 de dezembro de 2018 (acesse aqui).

CARREGANDO :)

A partir da publicação, a polícia civil fica com a responsabilidade de formar uma comissão para elaborar o edital e contratar uma instituição organizadora para o concurso, o que poderá acontecer através de processo de licitação ou mediante dispensa, nos termos da legislação em vigor.

LEIA TAMBÉM: Prefeitura de Curitiba aumenta de 15 para 23 o número de cargos do próximo concurso

Publicidade

O último concurso para delegado da Polícia Civil do estado do Paraná teve edital publicado em 15/03/2013 pela Coordenadoria de Processos Seletivos da Universidade Estadual de Londrina – Cops/UEL (acesse aqui) e, devido a quantidade de etapas, a primeira nomeação aconteceu somente em 15/02/2016, sendo a segunda apenas em 28/03/2018.

Na ocasião, os candidatos enfrentaram prova preambular de conhecimentos gerais, prova de conhecimentos específicos, prova de títulos, exame de aptidão física, exame de higidez física e, por fim, exame de investigação de conduta. A prova preambular de conhecimentos gerais (prova objetiva) foi aplicada em Cascavel, Curitiba e Londrina. As demais fases foram realizadas somente em Curitiba.

VEJA TAMBÉM: Prefeitura de Matinhos, no Litoral, abre concurso com 172 vagas em cargos efetivos

A oferta de vagas do concurso foi de 23 para ampla concorrência e 3 para afrodescendentes, todas com remuneração inicial de R$ 13.831,10 para uma jornada de 40 horas semanais. A prova preambular foi aplicada em 05 de maio de 2013, ou seja, apenas 51 dias após a publicação do edital. A prova foi composta de 100 questões de múltipla escolha, sendo 10 para cada matéria. Nesta primeira prova foram cobrados conhecimentos de Língua Portuguesa, Noções de Informática, Raciocínio Lógico, Direito Civil, Legislação Estadual, Medicina Legal, Direito Administrativo, Direito Constitucional, Direito Penal e Direito Processual Penal.

Os classificados na prova preambular participaram da prova de conhecimentos específicos no dia 16 de junho de 2013, quando responderam 8 questões discursivas das matérias de Direito Administrativo, Direito Constitucional, Direito Penal e Direito Processual Penal. Os aprovados nesta etapa passaram para a próxima fase e assim, sucessivamente, até o resultado final do concurso.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Saiu o edital da PRF com 500 vagas e inicial de R$ 9,4 mil

Deixe abaixo seus comentários e sugestões de assuntos que você gostaria de ver aqui no blog Concurseiros. Siga as páginas do Vida Financeira e Emprego e da blogueira Thais Nunes no Facebook.