Está aberto o concurso para delegado da Polícia Civil do Rio Grande do Sul, com 100 vagas imediatas e formação de cadastro de reserva. Os aprovados no curso de formação profissional, última etapa do concurso, serão investidos na classe inicial da carreira e submetidos ao regime estatutário do estado do Rio Grande do Sul.
LEIA TAMBÉM: Vai sair o concurso para escrivão da Polícia Civil do PR, diz sindicato.
De acordo com o edital de abertura, a remuneração inicial do cargo é de R$ 20.353,06 para uma jornada de 40 horas semanais, com dedicação exclusiva. Para concorrer é necessário, entre outros requisitos, ter o curso superior em Direito. O concurso terá validade por dois anos, contados da data da publicação da homologação do resultado final, que precede a convocação para matrícula no Curso de Formação Profissional, podendo ser prorrogado por igual período.
Atribuições do Cargo
São atribuições do delegado de polícia, entre outras previstas em lei: presidir inquéritos policiais, termos circunstanciados e autos de prisão em flagrante; apreender objetos que tiverem relação com o fato delituoso e requisitar perícias em geral para a formalização da prova criminal; cumprir e fazer cumprir mandados de prisão; dirigir e orientar a investigação criminal e todos os atos de polícia judiciária de uma Delegacia de Polícia ou qualquer outro órgão policial; proceder à verificação e exame dos atos ilícitos que chegam a seu conhecimento, tomando as providências jurídicas que o caso requer; elaborar relatórios, bem como representar pela decretação judicial de prisões cautelares; proceder a sindicâncias administrativas e processos administrativos disciplinares; expedir e fiscalizar a emissão de documentos públicos de sua competência; gerenciar o órgão policial em que estiver lotado, em conformidade com as normas e princípios que regem a Administração Pública.
Inscrições e Provas
As inscrições serão recebidas até o dia 27/03/2018 no site da Fundatec, banca organizadora do concurso. A taxa de participação é de R$ 187,77. Há previsão de isenção do pagamento para candidatos que se enquadrem nas normas prevista no edital de abertura.
Todos os candidatos farão prova objetiva no dia 20 de maio de 2018. Haverá também prova discursiva para os candidatos aprovados e classificados na prova objetiva, prova de capacitação física, sindicância de vida pregressa, exames de saúde e avaliação da aptidão psicológica. Por fim, a última etapa será a realização e aprovação no curso de formação.
LEIA TAMBÉM: Concursos em 15 capitais somam mais de 3 mil vagas em disputa.
Deixe abaixo seus comentários e sugestões de assuntos que você gostaria de ver aqui no blog Concurseiros. Siga as páginas do Vida Financeira e Emprego e da blogueira Thais Nunes no Facebook.
O que Bolsonaro e a direita podem aprender com a vitória de Trump nos EUA
Perda de contato com a classe trabalhadora arruína democratas e acende alerta para petistas
O aumento dos juros e a chiadeira da esquerda; ouça o podcast
BC dá “puxão de orelha” no governo Lula e cobra compromisso com ajuste fiscal
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast