Ouça este conteúdo
Enfim está publicado o tão esperado edital do Ministério da Segurança Pública que oferta 1.500 vagas imediatas e formação de cadastro de reserva em cargos efetivos de nível superior do Departamento da Polícia Federal. Acesse aqui o quadro completo de vagas e a remuneração prevista para cada cargo.
Os aprovados serão lotados mediante escolha da vaga na ordem de classificação no concurso, preferencialmente nos estados do Acre, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins e em unidades de fronteira.
As inscrições serão recebidas até o dia 09/02/2021 no site do Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe), com taxa de participação no valor de R$ 250 para o cargo de delegado e de R$ 180 para os demais cargos.
Etapas do concurso
Os candidatos serão avaliados no dia 21 de março de 2021 em todas as capitais e no Distrito Federal mediante prova objetiva com cento e vinte itens para julgamento certo ou errado, além de prova discursiva composta por três questões dissertativas e uma peça profissional para o cargo de Delegado, sendo uma redação para os demais cargos, todas de caráter eliminatório e classificatório.
Os classificados nas provas escritas serão convocados para o exame de aptidão física nos dias 1º e 02/05/2021 e para a avaliação médica em 05 e 06/06/2021, etapas sucessivas de caráter eliminatório. Haverá, ainda, prova oral nos dias 7 e 8 de agosto e avaliação de títulos somente para os inscritos no cargo de Delegado de Polícia Federal, além de prova prática de digitação em 8 de agosto de 2021 para as vagas de Escrivão de Polícia Federal.
A primeira etapa do concurso será finalizada para todos os cargos com o primeiro momento da avaliação psicológica em 11 de julho de 2021, fase sem caráter eliminatório. Durante o Curso de Formação Profissional será realizado o segundo momento da avaliação psicológica de caráter eliminatório, sob a responsabilidade do Cebraspe com supervisão da Polícia Federal.
Os aprovados em todas as fases anteriores participarão do Curso de Formação Profissional, segunda etapa do concurso, realizado no Distrito Federal e de caráter eliminatório, podendo ser desenvolvidas atividades em qualquer unidade da federação.