Ouça este conteúdo
Estão confirmadas as provas escritas do concurso da Polícia Federal em todas as capitais e no Distrito Federal no próximo domingo (21), decisão que contraria as medidas de restrição que estão sendo adotadas nos últimos dias para conter o novo avanço da Covid-19 em todo o país. Das cidades escolhidas para o evento, Curitiba é a única que estará em bandeira laranja, já que o decreto municipal n.º 890/2021 publicado na última terça (18) estabeleceu novas regras para enfrentamento da pandemia na capital paranaense, inclusive com restrições de atividades durante o fim de semana.
LEIA MAIS: Pandemia: Curitiba proíbe shoppings e supermercados aos fins de semana
A garantia da aplicação das provas na capital paranaense veio do Parecer n.º 00539/2021/CONJUR-MJSP/CGU/AGU emitido pela AGU a pedido da PF em razão da decisão da prefeitura de Curitiba em decretar o lockdown na cidade. Segundo a Advocacia Geral da União “decretos de natureza estadual ou local exarados com suporte na competência do art. 23 da CRFB/88, para a promoção do direito à saúde, não repercutem sobre atividades, interesses e serviços públicos da União, a exemplo de sua organização administrativa para o provimento de cargos públicos”. Desta forma, apenas uma decisão judicial poderia impedir as provas do próximo domingo, o que até o início da noite desta quinta-feira (20) não aconteceu.
Sobre o concurso
Conforme publicação do Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe), o concurso conta com 321.615 candidatos na disputa de 1,5 mil vagas nos cargos de delegado, agente, escrivão e papiloscopista, funções de nível superior com vencimentos que chegam a R$ 23,6 mil. De acordo com o edital de abertura, os aprovados serão lotados preferencialmente nos estados do Acre, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins e em unidades de fronteira.
Neste domingo os candidatos serão avaliados mediante prova objetiva com cento e vinte itens para julgamento certo ou errado, além de prova discursiva composta por três questões dissertativas e uma peça profissional para o cargo de delegado, sendo uma redação para os demais cargos, todas de caráter eliminatório e classificatório.
Os classificados nas provas escritas serão convocados para o exame de aptidão física e para a avaliação médica, etapas sucessivas de caráter eliminatório. Haverá, ainda, prova oral e avaliação de títulos somente para os inscritos no cargo de delegado, além de prova prática de digitação para as vagas de escrivão.
Os aprovados em todas as fases anteriores participarão do Curso de Formação Profissional, última etapa do concurso de caráter eliminatório.
| Veja outros concursos com inscrições abertas em todo o Brasil |
Deixe abaixo os seus comentários e também acompanhe as principais notícias do blog Concurseiros no Linkedin, Facebook e Instagram da blogueira Thais Nunes.