O concurso da Polícia Federal foi retificado nesta terça (07/08) de acordo com o documento publicado no Diário Oficial da União (acesse aqui). Com a alteração, houve mudança na data da aplicação das provas escritas, a reabertura do período de inscrições para candidatos negros e com deficiência em algumas especialidades do cargo de perito e, também, novos procedimentos para solicitação de atendimento especial.
A retificação foi feita em cumprimento à recomendação expedida pelo 2º Ofício da Cidadania da Procuradoria da República do Distrito Federal, visando dar oportunidade de ingresso a candidatos negros e com deficiência, pois, de acordo com o Ministério Público Federal (MPF), por meio da Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão, as regras do concurso não estariam de acordo com a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência e com a Convenção Internacional dos Direitos das Pessoas com Deficiência, já que o edital não oferecia adaptabilidade para a realização das provas físicas e não haviam critérios adequados aos candidatos cotistas.
Mesmo com a alteração nos procedimentos, o concurso permanece com 500 vagas imediatas e formação de cadastro de reserva, sendo 150 para delegado, 60 para perito criminal, 180 para agente, 80 para escrivão e 30 para papiloscopista. O subsídio inicial dos cargos e os requisitos para investidura também permaneceram os mesmos previstos no edital de abertura do concurso (confira aqui).
Alterações do Concurso
A prova escrita para todos os cargos (objetiva e discursiva) que estava prevista para o próximo dia 26 será aplicada em 16 de setembro de 2018, sendo que a divulgação dos locais acontecerá 10 dias antes da primeira fase do concurso e não mais no dia 09/08/2018.
Estão reabertas as inscrições para candidatos negros ou com deficiência que desejarem concorrer ao cargo de Perito nas áreas de engenharia (agronômica, química e florestal) química industrial, química, geologia, medicina e farmácia. Os interessados terão até o dia 13/08/2018 para de inscrever no site do Cebraspe, com taxa de participação no valor de R$ 250, que deverá ser paga até o dia 29/08.
Também foi incluso no edital que para a solicitação de atendimento especial os candidatos deverão descrever quais serão as necessidades para realização das etapas e, conforme o caso, enviar a documentação até as 18 horas do dia 13 de agosto de 2018 (via upload), por meio de link específico no site da banca. De acordo com o edital de retificação, “o candidato que não solicitar atendimento especial no sistema eletrônico de inscrição e não especificar quais os recursos serão necessários para tal atendimento não terá a solicitação de atendimento especial deferida.”
Etapas do Concurso
Além das provas objetivas e discursivas, o concurso contará ainda com teste de aptidão física (barra fixa, impulsão horizontal, natação e corrida de 12 minutos), prova oral (somente para o cargo de delegado), prova prática de digitação (somente para o cargo de escrivão), avaliação médica, avaliação psicológica, avaliação de títulos (para os cargos de delegado e perito criminal) e, por fim, o curso de formação profissional.
De acordo com o edital de abertura, as vagas são destinadas, preferencialmente, aos estados do Acre, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Rondônia, Roraima, Tocantins e em unidades de fronteira.
Deixe abaixo seus comentários e sugestões de assuntos que você gostaria de ver aqui no blog Concurseiros. Siga as páginas do Vida Financeira e Emprego e da blogueira Thais Nunes no Facebook.