Ouça este conteúdo
No fim da tarde desta quinta-feira (25) o Núcleo de Concursos da Universidade Federal do Paraná decidiu cancelar a aplicação das provas escritas (objetiva e redação) do concurso que oferece 2.400 vagas para soldado bombeiro e soldado policial da Polícia Militar do Paraná. A seleção já havia sido suspensa em 20 de maio de 2020 para conter o avanço da pandemia causada pelo novo Coronavírus (Covid-19). Na ocasião, as provas escritas foram adiadas por tempo indeterminado, sendo novamente agendadas para o dia 28 de março de 2021 após a retomada do concurso.
O edital de abertura do concurso já prevê a possibilidade de interrupção do cronograma em decorrência das medidas estabelecidas pelo Ministério da Saúde para o enfrentamento da emergência de saúde pública decorrente do COVID-19. Nesse caso, a organizadora do concurso (NC/UFPR) tem o compromisso de convocar os candidatos por meio de edital específico para outra data com antecedência mínima de 72 horas.
Sobre o concurso
A seleção oferece 2.400 vagas nos cargos de soldado bombeiro militar e soldado policial militar, ambos com a exigência do nível médio de escolaridade, idade máxima de 30 anos e a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) no mínimo na categoria B, além de outros requisitos listados no edital de abertura. Os cargos têm remuneração inicial de R$ 4.263,67, com bolsa auxílio de R$ 1.933,63 durante o curso de formação.
Os candidatos serão avaliados mediante prova objetiva com sessenta questões de múltipla escolha das matérias de língua portuguesa, raciocínio matemático, geografia, história, informática e legislação (Estatuto da Criança e do Adolescente), além de prova discursiva na mesma data, composta de uma redação. Os classificados na primeira fase (prova de conhecimentos) serão convocados para a segunda etapa composta por quatro provas de habilidades específicas - PHE (exame de capacidade física, exame de sanidade física, avaliação psicológica e investigação social), todas sucessivas e de caráter eliminatório.
Os aprovados em todas as etapas do concurso serão lotados nas cidades de Apucarana, Arapongas, Campo Mourão, Cascavel, Cianorte, Colombo, Colorado, Cornélio Procópio, Cruzeiro do Oeste, Curitiba, Foz do Iguaçu, Francisco Beltrão, Guarapuava, Irati, Ivaiporã, Jacarezinho, Lapa, Loanda, Londrina, Marechal Cândido Rondon, Maringá, Paranaguá, Paranavaí, Pato Branco, Piraquara, Ponta Grossa, Rolândia, Santo Antônio da Platina, São José dos Pinhais, Telêmaco Borba, Toledo, Umuarama e União da Vitória, conforme a escolha da região feita no momento da inscrição.