Ouça este conteúdo
Temos novidades no concurso da Polícia Civil do Paraná! Estão reabertas as inscrições para os interessados que sejam portadores de vitiligo e que não realizaram a inscrição porque esta condição constava como uma causa incapacitante para os cargos em disputa.
Com a alteração das exigências para o ingresso no órgão (acesse aqui), as inscrições estarão reabertas exclusivamente para esta categoria até o dia 04 de novembro de 2020 no site do Núcleo de Concursos da Universidade Federal do Paraná (NC/UFPR), com taxa de participação no valor de R$ 200 para o cargo de delegado e R$ 120 para os cargos de investigador e papiloscopista.
Seleção segue suspensa
Embora o concurso tenha sido movimentado para as novas inscrições, o cronograma de provas está paralisado por tempo indeterminado em decorrência da pandemia causada pelo novo Cororavírus (Covid-19). O certame conta com pouco mais de 106 mil candidatos na disputa de 400 vagas imediatas com atuação em todo o estado, sendo 300 para o cargo de Investigador, 50 para Delegado e 50 para Papiloscopista, além da formação de cadastro de reserva.
LEIA TAMBÉM: Presidente Bolsonaro confirma concurso da PF em 2021
A Polícia Civil e o Núcleo de Concursos da UFPR se reunirão novamente na primeira semana de novembro para analisar o atual estágio da pandemia e talvez definir um novo cronograma para o concurso.
Próximas etapas
Quando o concurso for retomado, os inscritos serão convocados para a prova escrita, primeira fase da seleção, que terá 50 questões de múltipla escolha, sendo 100 para o cargo de delegado, além prova discursiva de redação (texto dissertativo-argumentativo) apenas para os cargos de investigador e papiloscopista.
De acordo com o edital de abertura, os inscritos nas vagas de delegado farão também posterior prova discursiva de conhecimentos específicos, desde que classificados na primeira fase.
Os aprovados nas etapas anteriores serão convocados para a prova de títulos de caráter classificatório, além de prova de higidez física, prova de aptidão física e exame de investigação de conduta, três fases de caráter apenas eliminatório.
Deixe abaixo seus comentários e sugestões de assuntos que você gostaria de ver no blog Concurseiros. Acompanhe também os principais concursos do país na página da blogueira Thais Nunes no Facebook.