Aliados de sempre, o governador Beto Richa (PSDB) e o prefeito Luciano Ducci (PSB) visitam Brasília hoje para buscar recursos da União – e fazer política, obviamente. Não poderiam ter escolhido data pior. Na capital, respira-se, come-se e bebe-se a votação do salário mínimo.
Beto há tempos tenta uma audiência com a presidente Dilma Rousseff (PT), que está com a agenda oficial lotada e de guarda por causa do mínimo. Às 14h30, tem audiência com o ministro dos Transportes, Alfredo Nascimento, para tratar da Ferroeste.
Já Ducci participa de evento sobre o PAC da Mobilidade e encontra-se com a ministra do Planejamento, Miriam Belchior. Voltará a falar sobre verbas para o metrô de Curitiba, entre outros assuntos. Menos de uma semana depois do corte de R$ 50 bilhões nas contas do governo federal anunciado pela própria Miriam, dá até para imaginar a resposta.
Há aspectos subliminares nas duas viagens. Se Beto, por exemplo, for ao Congresso, será um reforço simbólico à proposta de um mínimo de R$ 600 – bandeira de José Serra na campanha presidencial. Vai posicionar-se, pela primeira vez desde que venceu a eleição, como uma liderança nacional tucana.
Já Ducci pediu para ser acompanhado da senadora Gleisi Hoffmann (PT). Aos trancos com o PSDB nas costuras pela disputa à reeleição municipal, é um sinal de que, caso preterido, ele pode usar a saída à esquerda e reproduzir a aliança nacional com os petistas. Na mesma linha, o prefeito mantém conversas com o PMDB.
Em resumo, as duas viagens são altamente políticas. Resta saber se alguém vai se dedicar a questões paranaenses com o ambiente tão intoxicado pelas discussões do salário mínimo.
***
Siga o Conexão Brasília no Twitter!
Julgamento do Marco Civil da Internet e PL da IA colocam inovação em tecnologia em risco
Militares acusados de suposto golpe se movem no STF para tentar escapar de Moraes e da PF
Uma inelegibilidade bastante desproporcional
Quando a nostalgia vence a lacração: a volta do “pele-vermelha” à liga do futebol americano
Triângulo Mineiro investe na prospecção de talentos para impulsionar polo de inovação
Investimentos no Vale do Lítio estimulam economia da região mais pobre de Minas Gerais
Conheça o município paranaense que impulsiona a produção de mel no Brasil
Decisões de Toffoli sobre Odebrecht duram meses sem previsão de julgamento no STF