Todos os grandes jornais brasileiros ressaltam hoje o aniversário de 30 anos da eleição de Tancredo Neves, que marcou o início da Nova República, após 21 anos de ditadura militar. Há outra curiosidade sobre aquele 1985 – foi o ano do único título brasileiro do Coritiba.
O prefeito da cidade na época era Maurício Fruet, pai do atual prefeito, Gustavo Fruet uma das principais figuras do Partido Movimento Democrático Brasileiro (era bem diferente do PMDB de hoje em dia).
Maurício era um coxa-branca fanático. Organizou a caravana da torcida paranaense para a final contra o Bangu, no Maracanã. Na volta, subiu em um trio elétrico para acompanhar a carreata com os campeões.
Quando passava pelo centro de Curitiba, Maurício pediu para parar o cortejo porque tinha um compromisso oficial como prefeito – a inauguração de um banco na Marechal Deodoro. Microfone à mão, não teve dúvida: declarou o local “inaugurado” de cima do caminhão.
Mas a sacada mais legal de Maurício foi a ideia de colocar uma placa no Couto Pereira com o slogan: “Coritiba, primeiro campeão brasileiro da Nova República”.
A placa perdeu-se com o tempo, assim como os personagens descolados da política e do futebol. Se ainda há tempo de recuperá-la, a hora é agora.
***
Leia aqui reportagem da Gazeta do Povo sobre a eleição de Tancredo.
De virose na praia a prejuízos milionários: a corrida dos estados para melhorar o saneamento
Frases da Semana: “Somos tratados com furiosa obsessão negativa”
“Vendi meu olho”: por que tanta gente está escaneando a íris por dinheiro
Facções criminosas usam artistas do funk para fazer propaganda e recrutar jovens para o crime
Triângulo Mineiro investe na prospecção de talentos para impulsionar polo de inovação
Investimentos no Vale do Lítio estimulam economia da região mais pobre de Minas Gerais
Conheça o município paranaense que impulsiona a produção de mel no Brasil
Decisões de Toffoli sobre Odebrecht duram meses sem previsão de julgamento no STF