• Carregando...
Crédito: Marcelo Andrade
Crédito: Marcelo Andrade| Foto:
Crédito: Marcelo Andrade

Crédito: Marcelo Andrade

161 anos se passaram desde que o Paraná deixou de ser a 5ª Comarca de São Paulo e dá para contar nos dedos os representantes do estado que tiveram influência de verdade na política nacional. Em uma seleção rigorosa, talvez dê para enquadrar apenas Ney Braga e José Richa nesse panteão. Eis que, por linhas tortas, dois personagens de lados opostos estão escrevendo seu nome na história do país: o juiz Sérgio Moro e o doleiro Alberto Youssef.

Moro dispensa apresentações. É só dar uma busca no Youtube para achar vídeos (até constrangedores) de gente agradecendo o juiz pelos trabalhos decorrentes da Operação Lava Jato.

Do outro lado, Youssef se consolidou como delator-geral da República. Ainda mais porque, após depor nas investigações sobre corrupção na receita estadual do Paraná, está próximo de ser algoz de petistas e tucanos.

Se contribuir realmente para o fim da infantiloide disputa entre PT e PSDB que jogou a política brasileira nas trevas, Youssef vai ter feito mais pelo Brasil que a maioria dos figurões da política local. Pode parecer triste (e realmente é), mas pelo menos é muito mais eficaz do que a tradicional e inócua disputa entre sobrenomes.

***

Curta a página do Conexão Brasília no Facebook!

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]