• Carregando...
Deputados entrando na Assembleia após passeio de camburão. Crédito da foto: Luis Henrique Stahlke.

Deputados entrando na Assembleia após passeio de camburão. Crédito da foto: Luis Henrique Stahlke.

A imagem dos deputados paranaenses chegando à Assembleia Legislativa de camburão e passando por um buraco improvisado em uma grade (alguém consegue explicar por que tem grades na Casa do Povo?) deixa no ar uma dúvida: por que diabos eles se submeteram a esse constrangimento?

Antes de mais nada, é necessário frisar que o pacotaço não foi uma iniciativa do Legislativo, mas do Executivo. Seria, então, muito mais coerente jogar a necessidade de dar explicações aos professores para o Palácio Iguaçu, logo ali do outro lado da praça.

Havia ainda outra possibilidade: assumir o ônus do projeto, defendê-lo às claras e entrar no Parlamento de cabeça erguida. Se você é um representante do povo, precisa se esconder no banheiro? Com tanta gente filmando, com tanta polícia no local, é preciso mesmo ter tanto medo? Não foi o povo que o elegeu para representá-lo? Não vale responder a essa pergunta caindo no lugar-comum de que aquilo não era povo, que eram “baderneiros”.

Nas manifestações de junho de 2013, aqui em Brasília, quando o povo ocupou (povo não “invade”, ele “ocupa” o que é seu) lembro que a maioria dos jornalistas, inclusive das emissoras de tevê mais criticadas (como Globo e Record), mantinham as credenciais às claras. Havia risco bem maior, mas a imprensa é uma peça da “festa da democracia”, queiram os manifestantes ou não. Quem cumpre o seu papel não precisa baixar a cabeça.

No fim das contas, só há uma explicação para o comportamento dos deputados que toparam dar uma volta de camburão. Eles não sabem agir de outra forma que não seja a submissão ao Executivo. De tanto toparem o papel de capacho, deixam-se constranger no automático, sem nem avaliar o tamanho da bobagem.

Na maior parte do tempo, ninguém acha estranho simplesmente porque não está prestando atenção. Não foi o que aconteceu ontem, um vexame em praça pública.

***

Veja as imagens da entrada triunfal dos deputados na Assembleia aqui.

***

Curta a página do Conexão Brasília no Facebook!

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]