| Foto:
CARREGANDO :)

Os comunas de hoje já não são mais os mesmos. De acordo com reportagem da Folha de S. Paulo, a passeata de abertura do Fórum Social Mundial (FSM), em Belém, propiciou o pit-stop de alguns fervorosos participantes no… Mc Donald’s!

Nos velhos tempos, um dos astros do FSM era o francês José Bové. Criador de ovelhas da região de Roquefort, ele ficou famoso mundo afora quando liderou uma invasão ao Mc Donald’s da cidade de Millau, no sul da França, em 1999.

Publicidade

Bové protestava contra a sobretaxa de produtos agrículas europeus imposta pelos Estados Unidos. Como prêmio, virou celebridade da luta contra a globalização e, de quebra, passou um mês em cana porque considerava muito alta a fiança de aproximadamente US$ 17,5 mil.

Bové veio ao Brasil em 2001 para participar do FSM em Porto Alegre. Na folga do evento, ajudou integrantes do MST a destruir 2 hectares de soja geneticamente modificada da Monsanto.

Outra peripécia de Bové foi candidatar-se e ficar em antepenúltimo lugar nas eleições presidenciais francesas de 2007. Teve 1,37% dos votos. Por último, ele anunciou na semana passada que vai mandar um queijo roquefort de presente a Barack Obama.

Infelizmente, não consegui checar se o francês está em Belém. Nem se ele esteve entre os que fizeram uma boquinha no Mc Donald’s.

A essa altura do campeonato, não seria nada surpreendente.

Publicidade