• Carregando...
Dilma, Aécio e Campos caem no Datafolha. Efeito Copa?
| Foto:

DilmaPaixao2

Às vésperas da Copa do Mundo, a mais recente pesquisa Datafolha para a corrida presidencial, finalizada ontem, registra um dado interessantíssimo: caíram as intenções de voto de Dilma Rousseff (PT), Aécio Neves (PSDB) e Eduardo Campos (PSB).

Em relação ao começo de maio, Dilma tinha 37% e caiu para 34%. Aécio somava 20% e retroagiu para 19%. Campos teve a maior queda, de 11% para 7%, e agora aparece em um preocupante empate técnico com o candidato do PSC, Pastor Everaldo Pereira.

Segundo o instituto, a taxa de eleitores sem candidato neste mesmo período de eleições anteriores (30%) é a maior desde 1989.

Há duas explicações possíveis para o fenômeno, diametralmente opostas. A primeira é o desinteresse com a eleição, turbinado pela expectativa com o início da Copa na próxima quinta-feira.

A outra é que as pessoas estão ligadas no assunto, mas não suportam nenhuma das atuais opções. O mau humor tende a aumentar em caso de fiasco no desenrolar da competição – tanto dentro de campo, quanto fora, na organização promovida pelo governo.

Por enquanto, o clima de “chega dos mesmos” é estranho. Ao mesmo tempo em que parece cansado da polarização PT x PSDB, o eleitor coloca os candidatos dos dois partidos na dianteira.

Para finalizar: a pesquisa indica que vai haver segundo turno, mas por um fio de cabelo.

A pesquisa Datafolha foi registrada no no Tribunal Superior Eleitoral com o nº BR-00144/2014. O levantamento foi realizado entre 3 a 5 de junho. Foram feitas 4.337 entrevistas em 207 municípios, com uma margem de erro 2 pontos percentuais para mais ou para menos.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]