Três deputados federais manifestaram interesse em assumir a coordenação da bancada paranaense no Congresso Nacional. A escolha será realizada em uma reunião marcada para o dia 16 de março. Os candidatos precisam se inscrever até a véspera e se houver mais de um nome oficializado ocorrerá eleição por voto secreto.
Os pré-candidatos são André Vargas (PT), Dilceu Sperafico (PP) e Fernando Giacobo (PR). Apesar de o cargo ser informal, o coordenador é responsável pela apresentação e acompanhamento das emendas coletivas. Além disso, faz a interlocução institucional entre os parlamentares e os governos do estado e federal.
Levantamento apresentado ontem pelo atual coordenador, Alex Canziani (PTB), durante a primeira reunião da bancada nesta legislatura mostra que na formulação dos últimos cinco orçamentos da União o estado nunca superou o 12.º lugar no ranking de aprovação de emendas coletivas. Em 2007 ficou em 22.º, em 2008 e 2010, em 13.º, e em 2009 e 2011, em 12.º. Normalmente, a distribuição dos recursos é reflexo do tamanho das bancadas – o Paraná, contudo, tem a sexta maior bancada, com 30 deputados e 3 senadores.
***
Siga o Conexão Brasília no Twitter!
Congresso mantém queda de braço com STF e ameaça pacote do governo
Deputados contestam Lewandowski e lançam frente pela liberdade de expressão
Marcel van Hattem desafia: Polícia Federal não o prendeu por falta de coragem? Assista ao Sem Rodeios
Moraes proíbe entrega de dados de prontuários de aborto ao Cremesp
Triângulo Mineiro investe na prospecção de talentos para impulsionar polo de inovação
Investimentos no Vale do Lítio estimulam economia da região mais pobre de Minas Gerais
Conheça o município paranaense que impulsiona a produção de mel no Brasil
Decisões de Toffoli sobre Odebrecht duram meses sem previsão de julgamento no STF