Laycer Tomaz / Câmara dos Deputados| Foto:
CARREGANDO :)

Dos 30 deputados federais do Paraná, 29 votaram ontem à noite pela cassação de Natan Donadon (ex-PMDB-RO), que desde 2013 cumpre pena de prisão de 13 anos por desvio de recursos da Assembleia Legislativa de Rondônia. Hidekazu Takayama (PSC-PR) foi o único representante do estado a não comparecer à sessão.

Na conta geral, foram 467 votos a favor, nenhum contra e apenas uma abstenção. Em agosto do ano passado, quando Donadon já estava preso, apenas 233 parlamentares votaram pela cassação. Faltaram 24 para a decretação da perda do mandato.

Publicidade

Para quem não lembra, o feito ocorreu logo depois das manifestações de junho e foi uma ducha de água fria na conversa de que o Congresso estava disposto a seguir a “pauta das ruas”. Mais além, a Câmara chegou a aprovar uma proposta para acabar com o voto secreto em todas as deliberações, mas aí veio o grande senador Renan Calheiros, retalhou o texto e o voto só se tornou aberto para cassações e vetos presidenciais.

Enfim, a sessão de ontem foi mais pirotecnia do que qualquer outra coisa. Notícia seria se a cassação tivesse ocorrido no ano passado.