Derrotado pela quarta vez nas eleições municipais de Londrina, o deputado federal Luiz Carlos Hauly (PSDB), até que estava de bom humor ontem no plenário da Câmara. O tucano chegou a imitar o Lula em um encontro breve com o presidente do PT, o paulista Ricardo Berzoini. “Berzoini, é bom que o Hauly se eleja prefeito porque aí ele pára de encher o nosso saco em Brasília”, disse Hauly, com a voz impagável do presidente.
O petista riu, afinal o partido apoiou mesmo o tucano. O fato é que humor foi uma espécie de premonição do que viria pela frente. À noite, o Tribunal Superior Eleitoral cassou o registro de candidatura de Antonio Belinati (PP), eleito com 51% dos votos no domingo. E Hauly, pelo menos nas primeiras entrevistas, nem sabia o que dizer de tão surpreendido.
O pior é que agora ninguém sabe o que vai acontecer. O TSE ainda não definiu se Hauly será considerado vencedor ou se haverá segundo turno entre o tucano e Barbosa Neto (PDT), que acabou em terceiro lugar. Ainda há a possibilidade de um recurso de Belinati no Supremo Tribunal Federal.
Por via das dúvidas, é bom o deputado continuar imitando o presidente.