| Foto:
CARREGANDO :)

Reportagem publicada hoje pela Folha de S. Paulo diz que Lula está decidido a se candidatar a presidente em 2018. Se isso se confirmar, chegará à sexta disputa presidencial beirando os 73 anos. Também será a primeira campanha que fará após o tratamento de câncer na laringe.

Muito se falou sobre o volta Lula em 2014. Aliás, quatro anos antes se falava da aprovação de uma emenda constitucional para que ele pudesse concorrer a mais uma reeleição. Nenhuma das profecias se concretizou.

Publicidade

O fato é que Lula parece muito mais apaixonado pelas disputas políticas (e pelo poder que elas envolvem) que o antecessor, Fernando Henrique Cardoso. Já os outros dois ex-presidentes vivos – Fernando Collor e José Sarney, tiveram bem mais dilemas para sair de cena (Sarney só se aposentou nas eleições deste ano).

Difícil prever o que vai acontecer em 2018. Tecnicamente, Lula tem todas as condições para se candidatar. Se vai dar certo, depende mais do desempenho da pressionada pupila Dilma Rousseff pelos próximos quatro anos.