Matéria publicada hoje na Gazeta do Povo:
O novo presidente nacional do PT, José Eduardo Dutra, começou a trabalhar ontem por uma aliança com o PDT para a disputa ao Palácio Iguaçu em 2010. Dutra fez uma visita ao senador pedetista Osmar Dias, em Brasília, e retomou as negociações que estavam emperradas há dois meses, após uma série de atritos locais entre os dois partidos.
“Ele me disse que o presidente Lula dá como certa a nossa parceria no Paraná”, afirmou Osmar. O encontro foi primeira missão regional do petista desde que assumiu o cargo. Além do Paraná, ele iria conversar nos próximos dias com representantes de outros dois estados considerados “complicados” pelo partido – Pará e Rio Grande do Sul.
Na prática, Dutra começa a executar o plano de construir alianças eleitorais consistentes para sustentar a candidatura da ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff. Em troca disso, o PT se dispõe a ceder espaços para outros partidos da base aliada. “O otimismo com a campanha da Dilma está cada vez maior, mas esse não é exatamente nosso problema no Paraná”, disse o senador.
Segundo ele, os dois partidos passam por um problema de sintonia no Paraná. “A prioridade do PDT é eleger governador e a do PT é eleger senador.” Osmar defende que os dois lados devem dividir esforços.
Moraes eleva confusão de papéis ao ápice em investigação sobre suposto golpe
Indiciamento de Bolsonaro é novo teste para a democracia
Países da Europa estão se preparando para lidar com eventual avanço de Putin sobre o continente
Em rota contra Musk, Lula amplia laços com a China e fecha acordo com concorrente da Starlink
Triângulo Mineiro investe na prospecção de talentos para impulsionar polo de inovação
Investimentos no Vale do Lítio estimulam economia da região mais pobre de Minas Gerais
Conheça o município paranaense que impulsiona a produção de mel no Brasil
Decisões de Toffoli sobre Odebrecht duram meses sem previsão de julgamento no STF
Deixe sua opinião