A entrada de Marina Silva embolou de vez a disputa pela Presidência no Paraná. De acordo com o Ibope divulgado ontem, a candidata do PSB tem 29% das intenções de voto no estado. Dilma Rousseff (PT) apareceu com 28% e Aécio Neves (PSDB), com 24%.
Como a pesquisa tem margem de erro de três pontos porcentuais, o cenário é completamente incerto. Seguro mesmo só a arrancada de Marina.
A propósito, o resultado chega a surpreender. Apesar da boa votação em Curitiba em 2010, onde fez 26,73% dos votos, em todo estado Marina chegou só a 16%, menos que a média nacional de 19,33%. Estranho que ela aparece tão bem em um estado cujo motor de arranque da economia é o agronegócio.
Outro dado interessantíssimo da pesquisa é a falta de sincronia entre as campanhas nacionais e locais. Beto Richa (PSDB), com 43% dos votos, não conseguiu transferir a performance para Aécio. E Gleisi Hoffmann (PT), com 14%, tem só a metade das intenções de voto de Dilma.
Aliás, talvez a única saída para a petista avançar seja colar em Dilma e fazer a mesma votação que ela no primeiro turno.
***
Metodologia: Pesquisa Ibope, encomendada pela Sociedade Rádio Emissora Paranaense LTDA. Foram entrevistados 1.008 eleitores entre os dias 21 e 25 de agosto. A margem de erro é de três pontos porcentuais para mais ou menos com um intervalo de confiança de 95%. Registro no TSE com o número PR-00024/2014.
Triângulo Mineiro investe na prospecção de talentos para impulsionar polo de inovação
Investimentos no Vale do Lítio estimulam economia da região mais pobre de Minas Gerais
Conheça o município paranaense que impulsiona a produção de mel no Brasil
Decisões de Toffoli sobre Odebrecht duram meses sem previsão de julgamento no STF