• Carregando...
Ministro da Previdência, Carlos Gabas. Crédito: Gustavo Lima/Agência Câmara
Ministro da Previdência, Carlos Gabas. Crédito: Gustavo Lima/Agência Câmara| Foto:
Ministro da Previdência, Carlos Gabas. Crédito: Gustavo Lima/Agência Câmara

Ministro da Previdência, Carlos Gabas. Crédito: Gustavo Lima/Agência Câmara

O Ministério da Previdência promete divulgar amanhã (8/5) parecer sobre as mudanças na Paranaprevidência, em vigor desde a sanção da lei aprovada pela Assembleia Legislativa na “batalha do Centro Cívico”. A informação partiu do secretário-executivo da pasta, Marcelo de Siqueira Freitas, após reunião ontem à noite com representantes da APP Sindicato, a senadora Gleisi Hoffmann (PT) e uma comitiva de deputados estaduais e federais.

Em audiência pública realizada pela Câmara dos Deputados na semana passada, o ministro da Previdência, Carlos Eduardo Gabas, disse que o órgão vai cassar o certificado de regularidade previdenciária do Paraná, caso considere ilegal a mudança na ParanaPrevidência que será votada hoje pela Assembleia Legislativa. Se isso ocorrer, o estado fica impedido de receber transferências voluntárias da União e de realizar novos empréstimos nacionais e internacionais.

O parecer também deve servir de munição para que os parlamentares – ou o ministério – entrem com uma ação no Supremo Tribunal Federal contra a lei. As novas regras transferiram 33 mil pensionistas com mais de 73 anos que hoje recebem via fundo financeiro (mantido com recursos diretos do tesouro estadual) para o fundo da Paranaprevidência. A mudança engorda o caixa do estado em R$ 140 milhões por mês.

***

Mais informações sobre o Paraná em Brasília? Curta a página do Conexão Brasília no Facebook!

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]