| Foto:
CARREGANDO :)

Publicado na edição impressa da Gazeta do Povo:

Treze deputados paranaenses e o senador Alvaro Dias (PSDB) assinaram a lista de apoio à criação da CPMI do MST apresentada ontem no Congresso Nacional. A bancada, composta por 30 deputados e 3 senadores, foi a quarta colocada em número de assinaturas. Ficou atrás somente de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais.

Publicidade

Os paranaenses, entretanto, também foram decisivos para o fracasso da primeira tentativa de instalação das investigações, no mês passado. Quatro deputados do estado retiraram o apoio em cima da hora – André Zacharow (PMDB), Nélson Meurer (PP), Odilio Balbinotti (PMDB) e Rodrigo Rocha Loures (PMDB). Todos são de partidos da base aliada ao governo Lula. Além disso, Balbinotti é o maior produtor de sementes do país e Meurer já foi dirigente de um sindicato patronal rural.

Apesar da pressão, quatro deputados de legendas governistas mantiveram as assinaturas no novo requerimento – Dilceu Sperafico (PP), Hidekazu Takayama (PSC), Moacir Micheletto (PMDB) e Osmar Serraglio (PMDB). Do outro lado, apenas um oposicionista deixou de assinar o documento, o senador Flávio Arns, que acabou de trocar o PT pelo PSDB.

“Não assinei justamente porque o gesto poderia ser interpretado como uma retaliação ao PT, o que ficaria muito estranho no meu processo de desfiliação”, explicou Arns. O outro senador do estado, Osmar Dias (PDT), disse que não teria problemas em assinar o requerimento, mas que decidiu não apoiar a CPMI para respeitar uma decisão do partido, que é governista.

Parlamentares do PR que assinaram a CPMI do MST:

Senador
Alvaro Dias (PSDB)

Publicidade

Deputados
Abelardo Lupion (DEM)
Alceni Guerra (DEM)
Affonso Camargo (PSDB)
Alfredo Kaefer (PSDB)
Cezar Silvestri (PPS)
Dilceu Sperafico (PP)
Eduardo Sciarra (DEM)
Gustavo Fruet (PSDB)
Luiz Carlos Hauly (PSDB)
Luiz Carlos Setim (DEM)
Osmar Serraglio (PMDB)
Moacir Micheletto (PMDB)
Takayama (PSC)

Não assinaram


Senadores

Osmar Dias (PDT)
Flávio Arns (PSDB)

Deputados

Airton Roveda (PR)
Alex Canziani (PTB)
André Vargas (PT)
André Zacharow (PMDB)
Angelo Vanhoni (PT)
Assis do Couto (PT)
Chico da Princesa (PR)
Dr. Rosinha (PT)
Giacobo (PR)
Hermes Parcianello (PMDB)
Marcelo Almeida (PMDB)
Nelson Meurer (PP)
Odilio Balbinotti (PMDB)
Wilson Picler (PDT)
Ratinho Jr. (PPS)
Ricardo Barros (PP)
Rocha Loures (PMDB)