Você que saiu por aí batendo panela contra a presidente Dilma Rousseff e gritando Fora Beto Richa tem um compromisso importante hoje: a votação da reforma política pela Câmara dos Deputados. Não que a reforma que está sendo discutida vá resolver os problemas do país, mas é esse o momento de se manifestar, cobrar o seu deputado e, principalmente, manter-se bem informado.
O primeiro ponto da votação é justamente o sistema eleitoral para deputado estadual, federal e vereador. O modelo atual pode ser ruim, mas a proposta do PMDB, que transforma a eleição proporcional em majoritária, é tão bom quanto as duas únicas democracias em que é utilizado atualmente – Afeganistão e Jordânia.
Enquanto não se aprimorar a eleição parlamentar – e, essencialmente, as doações de campanha – qualquer governante que assumir está sujeito a repetir as mesmas trapalhadas dos atuais. Sem querer tirar a culpa de ninguém, é ingenuidade achar que a política brasileira é ruim por causa de um ou dois partidos (seja PT ou PSDB) e não se atentar para o tamanho da esculhambação por todos os lados.
Leia mais sobre o assunto aqui.
Triângulo Mineiro investe na prospecção de talentos para impulsionar polo de inovação
Investimentos no Vale do Lítio estimulam economia da região mais pobre de Minas Gerais
Conheça o município paranaense que impulsiona a produção de mel no Brasil
Decisões de Toffoli sobre Odebrecht duram meses sem previsão de julgamento no STF