O governador Roberto Requião (PMDB) pegou pesado ontem na Escolinha de Governo ao associar câncer de mama masculino a homens gays. Ao comentar uma ação da Secretaria Estadual de Saúde, soltou a seguinte pérola: “a ação do governo não é só em defesa do interesse público, é da saúde da mulher também. Embora hoje câncer de mama seja uma doença masculina também, né? Deve ser consequência dessas passeatas gay (sic).”
Obviamente, o movimento gay não achou graça nenhuma da piadinha. Tanto que já enviou ao governador um pedido para participar da Escolinha da próxima terça-feira. A carta foi escrita pelo presidente da Associação Paranaense da Parada da Diversidade, Márcio Marins.
Ainda não se sabe se Requião vai aceitar. Particularmente, aposto que sim. Se não vai amenizar a gafe, pelo menos vai aumentar a audiência da TV Educativa.
Em pouco tempo, a Escolinha pode encostar, por exemplo, na popularidade do programa da Luciana Gimenez. Os dois podem até não ser no mesmo horário, mas o nível está cada vez mais parecido.