Deputado cassado e ex-ministro da Casa Civil do governo Lula, José Dirceu acaba de despejar a gasolina que faltava na campanha presidencial. Em discurso positivamente profético para uns, apocalíptico para outros, ele disse que a gestão Dilma Rousseff será a verdadeira chance do PT no poder. Ou seja, só agora o partido conseguirá sair da sombra do lulismo e colocar as próprias ideias em prática.
O mais marcante da fala, feita na segunda-feira à noite para petroleiros petistas na Bahia, foram às críticas à mídia. As declarações reacendem a polêmica sobre novos avanços do governo contra a liberdade de imprensa.
Leia e tire suas próprias conclusões:
“Dizem que nós queremos censurar a imprensa. Dizem que o problema é a liberdade de imprensa. O problema do Brasil é excesso, bom, é que não existe excesso de liberdade. Mas, na verdade, o abuso do poder de informar, o monopólio e a negação do direito de resposta e do direito da imagem.”
“Os tribunais brasileiros estão formando jurisprudência. Se vocês lerem os discursos do Carlos Ayres Britto, que aquilo não é voto e sim discurso político, a liberdade de imprensa está ameaçada no Brasil, que é um escândalo. Mas eles estão preparando a agenda deles para o primeiro ano de governo. Como a imprensa já está pressionando pela constituição do governo. Pode começar a ler nas entrelinhas, quem quer que ela empurrar para ser ministro disso, ministro daquilo, e já está disputando para fazer ajuste fiscal…”
“Como a gente está vendo a mídia se comportar com a Dilma, já dá para imaginar como vai ser comigo no dia do julgamento (do mensalão, no STF). Estou até fazendo dieta, mantendo os 80 quilos para me preparar para o debate.”
***
Siga o Conexão Brasília no Twitter!
Prejuízo recorde ressalta uso político e má gestão das empresas estatais sob Lula 3
Moraes enfrenta dilema com convite de Trump a Bolsonaro, e enrolação pode ser recurso
Carta sobre inflação é mau começo para Galípolo no BC
Como obsessão woke e negligência contribuíram para que o fogo se alastrasse na Califórnia
Triângulo Mineiro investe na prospecção de talentos para impulsionar polo de inovação
Investimentos no Vale do Lítio estimulam economia da região mais pobre de Minas Gerais
Conheça o município paranaense que impulsiona a produção de mel no Brasil
Decisões de Toffoli sobre Odebrecht duram meses sem previsão de julgamento no STF