| Foto:
CARREGANDO :)

A eleição para as mesas diretoras da Câmara dos Deputados e do Senado, em fevereiro de 2015, deve repetir uma sina da bancada paranaense – o distanciamento dos cargos de comando do Legislativo. Ninguém do estado aparece como alternativa nem para a presidência, nem para importantes postos como a primeira secretaria das duas Casas.

O último paranaense a ocupar um cargo de destaque no Congresso foi André Vargas (PT). Vice-presidente da Câmara, ele renunciou ao cargo em abril, envolvido em denúncias de envolvimento com o doleiro Alberto Youssef, um dos pivôs da operação Lava Jato. Antes dele, Osmar Serraglio foi primeiro-secretário da Câmara (2007-2009).

Publicidade

Antes das experiências de Serraglio e Vargas, o último paranaense a ocupar um cargo relevante na Câmara foi Bento Munhoz da Rocha – foi primeiro-secretário no final dos anos 1950. A propósito, a bancada do Paraná é a sexta maior da Casa, com 30 deputados – 22 a mais que a do Rio Grande do Norte, estado do atual presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves (PMDB).