Com a colaboração do jornalista Diego Ribeiro:
A assessoria de imprensa da Secretaria de Estado de Segurança Pública acaba de enviar nota sobre a concessão da medalha Coronel Sarmento ao empresário Luiz Abi Antoun. O texto diz que a concessão foi feita “sob os critérios” do comandante geral da época, coronel Marcos Teodoro Scheremeta. O policial foi afastado do cargo em novembro de 2011. Na época, ele admitiu manter relacionamento com gerentes do jogo do bicho e com a chamada máfia dos caça-níqueis.
O texto do boletim geral, no entanto, cita que a proposição foi deliberada “por unanimidade de votos” pela Comissão de Mérito da PM. Um dos integrantes desta comissão era o atual comandante geral, coronel César Vinícius Kogut. Scheremeta não é citado no boletim entre os membros da comissão que decidiram agraciar Abi Antoun.
Já a súmula da lei que orienta a concessão da condecoração diz que ela é conferida pelo “Chefe do Poder Executivo”, ou seja, o governador.
Veja o que diz o texto da súmula:
Cria na Polícia Militar do Estado do Paraná a Medalha Coronel Sarmento, a ser conferida anualmente, pelo Chefe do Poder Executivo, na data em que se reverencia a memória do Patrôno da Corporação, Cel. Joaquim Antônio de Moraes Sarmento e dá nova redação as letras c e d, do art. 2°, da lei n° 4.340, de 6 de março de 1961.
Veja a íntegra da nota da Sesp:
A concessão da Medalha Coronel Sarmento é homologada pelo Comando-Geral da PM, sendo concedida anualmente na data do Patrono da corporação Coronel Sarmento. Neste caso específico, a medalha foi concedida pelo comandante-geral à época, hoje inativo, sob os critérios dele. Ressalta-se que Luiz Abi Antoun nunca ocupou um cargo no Governo do Estado do Paraná.
Reforma tributária eleva imposto de profissionais liberais
Sem Rodeios: José Dirceu ganha aval do Supremo Tribunal Federal para salvar governo Lula. Assista
Além do Google, AGU aumenta pressão sobre redes sociais para blindar governo
Quais são as piores rodovias do Brasil que estão concedidas à iniciativa privada
Triângulo Mineiro investe na prospecção de talentos para impulsionar polo de inovação
Investimentos no Vale do Lítio estimulam economia da região mais pobre de Minas Gerais
Conheça o município paranaense que impulsiona a produção de mel no Brasil
Decisões de Toffoli sobre Odebrecht duram meses sem previsão de julgamento no STF