Com a colaboração do jornalista Diego Ribeiro:
A Comissão de Mérito da Polícia Militar do Paraná aprovou há quatro anos a condecoração do empresário Luiz Abi Antoun com a maior honraria da instituição, a medalha Coronel Sarmento. A lista de agraciados está registrada no Boletim Geral da PM-PR número 88, de 11 de maio de 2011. Abi Antoun é mencionado no documento como “assessor do governador”.
Outros relacionados para receber a medalha foram o próprio Beto Richa, a primeira-dama, Fernanda Richa, o então prefeito de Curitiba, Luciano Ducci, e o então presidente da Assembleia Legislativa, Valdir Rossoni. A proposição dos nomes foi feita pelo comandante geral da época, coronel Marcos Teodoro Scheremeta e deliberada “por unanimidade de votos” pela Comissão de Mérito da PM. Um dos integrantes desta comissão é o atual comandante geral, coronel César Vinícius Kogut.
Abi é suspeito de ter participado da fraude em um contrato emergencial concedido pelo Departamento Estadual de Transportes Oficial (Deto) à empresa Providence. Apesar de nunca ter tido cargo no governo, Abi sempre foi considerado influente na gestão Richa. A licitação investigada pelo Gaeco foi realizada em dezembro e vencida pela Providence Auto Center, que o MP acredita ter Abi como proprietário – o dono oficial da empresa é Ismar Ieger, mas ele não teria autonomia para gerenciar o negócio. O contrato de seis meses é de
R$ 1,5 milhão.
Abi chegou a ser preso no mês passado, em etapa da Operação Voldemort, comandada pelo Gaeco, e é primo distante de Richa. Desde a prisão do empresário, o governador vem tentando distanciar seu nome do de Abi. Segundo Richa, os dois mantêm apenas “relações sociais”.
Veja aqui o posicionamento formal da Secretaria de Estado de Segurança Pública sobre a condecoração.
Não há comprovação de que Abi foi efetivamente condecorado na mesma data que Richa. Existem diversos registros na Agência Estadual de Notícias do governo do Paraná sobre a cerimônia, mas nenhuma menção a Luiz Abi, em textos ou fotos.
***
O que diz a Lei 5.798, de 24 de Junho de 1968 [com nova redação pela Lei 11.806 – 05 de Agosto de 1997] :
*Art. 1°.* É criada na Polícia Militar do Paraná, a Medalha Coronel Sarmento, a ser conferida anualmente, pelo Chefe do Poder Executivo, mediante proposta do Comandante Geral da PMPR, na data em que se reverencia a memória do Patrono da Corporação, Cel Joaquim Antônio de Moraes Sarmento, ou no aniversário da PMPR, *a civis, militares e policiais militares que mais se destacaram em favor da causa pública ou além do dever no desempenho das suas funções.*
Oposição diminui ênfase no STF e retoma pautas usuais do Congresso
“Conspiração tabajara”: Mourão ironiza suposta trama golpista e critica investigação; assista ao Entrelinhas
Deputado do PT questiona local da prisão de Braga Netto: “central de conspiração”
Policiais apontados por delator morto são presos por suposto envolvimento com PCC em São Paulo
Triângulo Mineiro investe na prospecção de talentos para impulsionar polo de inovação
Investimentos no Vale do Lítio estimulam economia da região mais pobre de Minas Gerais
Conheça o município paranaense que impulsiona a produção de mel no Brasil
Decisões de Toffoli sobre Odebrecht duram meses sem previsão de julgamento no STF