Alvaro Dias colocou-se na roda dos presidenciáveis neste mês, ao anunciar a criação formal do Podemos. Apesar de ter quase cinco décadas de vida pública, é um mistério saber qual será a plataforma política do senador para 2018. O incentivo à democracia direta, pilar do Podemos, é vago demais para ser colocado como um definidor da trilha que o ex-tucano seguirá.
Um dos movimentos mais recentes de Alvaro, porém, segue os passos de outro presidenciável, o deputado federal Jair Bolsonaro (PSC-RJ). Em publicação do dia 6 de julho, a assessoria do senador falou sobre a importância da exploração do nióbio, uma das bandeiras “clássicas” (e mais controvertidas) de Bolsonaro.
O texto cita um pedido de informação feito por Alvaro, em novembro de 2015, para o Ministério de Minas e Energia. “O Brasil precisa conhecer e reconhecer sua relevância estratégica no mercado nacional e internacional de nióbio, para desenvolver uma competência capaz de permitir a produção de receitas reais, robustas e direcionar esses recursos ao financiamento de setores fundamentais para o Brasil, como é o caso da educação.”
Bolsonaro também fez pedidos de informação sobre o nióbio e trata do assunto em tom de “salvação nacional”. O discurso vai mais fundo ao passado e chega ao folclórico Enéas Carneiro, que já falava sobre o assunto nos anos 1990
Mas, afinal, o nióbio vai salvar o Brasil? Para um leigo, é difícil falar.
De qualquer forma, antes de ouvir políticos, é melhor checar o que pensam os verdadeiros estudiosos do ramo. Em junho, o pesquisador Leandro Tessler, do Instituto de Física da Unicamp, disse à Gazeta do Povo que comparar a importância do nióbio ao petróleo, por exemplo, não para de “delírio nacionalista” (vale clicar aqui também para enfim entender o que é o nióbio).
Resta ver se dá voto. Interesse pelo assunto, ao menos no Facebook, parece existir: a publicação foi a quinta mais compartilhada entre as postagens dos políticos que compõem o Ranking de Influenciadores Políticos da Gazeta do Povo.
Moraes eleva confusão de papéis ao ápice em investigação sobre suposto golpe
Indiciamento de Bolsonaro é novo teste para a democracia
Países da Europa estão se preparando para lidar com eventual avanço de Putin sobre o continente
Ataque de Israel em Beirute deixa ao menos 11 mortos; líder do Hezbollah era alvo
Triângulo Mineiro investe na prospecção de talentos para impulsionar polo de inovação
Investimentos no Vale do Lítio estimulam economia da região mais pobre de Minas Gerais
Conheça o município paranaense que impulsiona a produção de mel no Brasil
Decisões de Toffoli sobre Odebrecht duram meses sem previsão de julgamento no STF
Deixe sua opinião