O instituto Paraná Pesquisas acaba de publicar um estudo interessante sobre a relação de amor e ódio (ao que parece, mais ódio) que os brasileiros mantêm com os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF). A pesquisa, realizada por questionário online entre os dias 21 e 24 de agosto, ouviu 2.640 pessoas. Elas responderam à seguinte pergunta:
Com qual ministro(a) do Superior Tribunal Federal, o sr.(a) mais simpatiza?
52% responderam nenhum. A mais “simpática” é a presidente do STF, Cármen Lúcia, com 20%, que lidera com larga margem em relação ao segundo colocado, o relator da Lava Jato, Edson Fachin, com 5,8%.
Outro fato marcante é o empate técnico entre os menos populares (a margem de erro é de dois pontos porcentuais para baixo e para cima).
De Ricardo Lewandowski (3%) a Dias Toffoli (0,3%), é possível dizer que pelo menos sete nomes estão em empate técnico entre os menos simpáticos aos brasileiros.
Veja o resultado completo:
Nenhum 52,0% Ministra Cármen Lúcia 20,0% Ministro Edson Fachin 5,8% Ministro Ricardo Lewandowski 3,0% Ministro Roberto Barroso 2,5% Ministro Celso de Mello 2,2% Ministra Rosa Weber 1,9% Ministro Luiz Fux 1,7% Ministro Gilmar Mendes 1,6% Ministro Marco Aurélio 1,3% Ministro Alexandre de Moraes 1,2% Ministro Dias Toffoli 0,3% Não sabe 6,4%