A surpresa das sondagens do Paraná Pesquisas divulgadas nesta semana pela Gazeta do Povo não é a desaprovação recorde de Beto Richa (PSDB), muito menos o aumento de prestígio de Roberto Requião (PMDB) e Alvaro Dias (PSDB). O que mais chama a atenção é o desempenho de Ratinho Júnior (PSC).
O Palácio Iguaçu virou de cabeça para baixo depois da violenta repressão policial aos professores, mas o terremoto não alcançou o secretário de Desenvolvimento Urbano. Na disputa pelo governo do estado, Requião aparece com 30,2%, Alvaro com 26,6% e Ratinho com 20,1%. Na briga pelo Senado, Requião e Ratinho estão empatados tecnicamente na dianteira, com 45,1% e 41,2%, respectivamente.
Os dados mostram como o teflon de Ratinho é forte. Mesmo ele sendo parte do governo Richa, mesmo que o PSC tenha sido decisivo na aprovação dos pacotes de maldades do governo na Assembleia, nada parece grudar no secretário.
Se continuar assim, Ratinho será a única alternativa viável para o grupo político de Richa em 2018. Até o momento, é o único sinal de que nem tudo está perdido.
***
Tombo na popularidade coloca Lula em risco e governo tenta reagir com mais populismo
Congresso se movimenta para mexer nas regras eleitorais, de olho em 2026
Bolsonaro passa Lula e Michelle desponta em nova pesquisa para 2026
Departamento de Musk revela recurso do Tesouro que dificulta rastreio de trilhões do orçamento
Triângulo Mineiro investe na prospecção de talentos para impulsionar polo de inovação
Investimentos no Vale do Lítio estimulam economia da região mais pobre de Minas Gerais
Conheça o município paranaense que impulsiona a produção de mel no Brasil
Decisões de Toffoli sobre Odebrecht duram meses sem previsão de julgamento no STF