Barack Obama ainda não se elegeu, mas já tem um conselheiro brasileiro. O senador Eduardo Suplicy (PT-SP) enviou no mês passado ao democrata uma carta com sugestões sobre a Guerra do Iraque e a implantação do programa Renda Mínima, de autoria do petista, no país árabe. “Foi algo de senador para senador”, explica o brasileiro.
Suplicy passou dois dias em Bagdá (16 e 17 de janeiro) e deu palestras sobre o projeto. A idéia é fornecer bolsas de auxílio às famílias de baixa renda com dependentes legais até 15 anos que estejam matriculados na escola. Segundo ele, a implantação pode ocorrer de maneira similar a uma política já adotada nos Estados Unidos.
No Alasca – terra da candidata a vice-presidente pelo Partido Republicano, Sarah Palin – o governo doa parte dos royalties de exploração de petróleo da região aos habitantes que moram na região há mais de um ano. “Ainda hoje (quarta-feira) conversei com o assessor do embaixador norte-americano, Clifford Sobel, e ele me disse que remeteu a carta ao senador Obama.” O petista acredita que a criação de um fundo apenas do setor petrolífero norte-americano pode beneficiar os 30 milhões de iraquianos.
Suplicy também escreveu detalhes da viagem ao Iraque. Na ocasião, o senador se disse impressionado com a segurança. Durante todos os deslocamentos pelo país, ele precisou usar colete à prova de balas e capacete militar. No jantar de encerramento da visita, o senador cantou para as autoridades “Blowin’n in the Wind”, de Bob Dylan.
Para Suplicy, a eleição de Obama será um marco para a história política mundial. “É uma pessoa que contribuirá para que o planeta possa chegar a um novo grau de civilização.” Ele também elogiou as referências do democrata ao líder negro Martin Luther King e a postura contra a guerra.
O petista acredita que a vitória de Obama será benéfica para a América Latina. “Quando ele discursou na frente do portão de Brandemburgo, em Berlim, falou que o mundo precisava derrubar os muros que separavam ricos dos pobres. Espero que ele derrube o muro que separa os Estados Unidos do México e do restante da América Latina.”
Quem é Frei Chico, o irmão comunista de Lula citado no escândalo do INSS
Prisão de Collor aponta ambiguidade do STF após desmonte da operação Lava Jato
STF forma maioria para condenar mulher que pichou estátua com batom a 14 anos de prisão
Voto vencido, Fux refutou teses de Moraes em julgamento de Débora Rodrigues