Peguei uma gripe danada que não me larga! E como agora o inverno chegou oficialmente, só consigo pensar em pratos quentes! E as sopas combinam muito bem com o friozinho de Curitiba, não é mesmo? Por isso trago aqui algumas sugestões e uma dica deliciosa.
Neste inverno, a Bonduelle indica duas receitas especiais e bem fáceis para fazer em casa: sopa de ervilha e sopa de espinafre.
A história da sopa começa bem antes do que podemos imaginar. Pesquisadores dizem que ela é o alimento mais antigo do mundo, surgindo mesmo antes do fogo. As primeiras sopas eram frias; consistiam em carne e legumes triturados, misturados à água. Quando o homem descobriu o fogo e o processo de cozimento, as sopas foram ganhando espaço no cardápio da humanidade, tendo diferentes registros de receitas por todo mundo.
Depois de tanta história, a hora é de aproveitar o friozinho da estação e experimentar receitas práticas.
Sopa de Ervilha
– 1 lata de Ervilhas Frescas em Conserva Bonduelle escorrida (200g) – 500 ml de água – 1 tablete de caldo de carne – 1 colher de sopa de manteiga – ½ cebola picada – 2 fatias de bacon picadas – Sal a gosto – 100 g de calabresa picada em cubos bem pequenos – Pimenta, cheiro verde, manjericão a gosto
Modo de preparo:
Ferva a água com o caldo de carne até que o tablete se dilua no líquido. Bata este “caldo” com as ervilhas escorridas num liquidificador até ficar cremoso.
Refogue a cebola, o bacon e a calabresa na manteiga, até dourar, e adicione os temperos. Por fim, adicione o creme batido no liquidificador e misture até ficar homogêneo. Bom apetite! Fácil, não?
Sopa de Espinafre
– 400g de Espinafre Picado Bonduelle – 4 colheres de sopa de manteiga – 1 cebola média picada – 500 ml de água – 1 tablete de caldo de carne ou frango – 500 ml de leite – Noz-moscada a gosto – Sal a gosto – Queijo ralado a gosto
Modo de preparo:
Descongele o espinafre em água morna, com 1 colher de sopa de sal. Retire o espinafre e escorra bem, tirando o máximo possível de água.
Em outra panela, adicione a manteiga e leve ao fogo médio. Junte a cebola, adicione o espinafre e mexa bem. Acrescente o tablete de caldo de carne ou de galinha e o leite. Tempere com a noz-moscada ralada. Assim que ferver, diminua o fogo e deixe cozinhar por apenas alguns minutos. Adicione o queijo ralado e prove, salpicando sal, se necessário. Bom apetite!
A sopa de lentilha do Baalbek
Dias atrás conheci o restaurante Baalbek, um lugarzinho que recomendo e que fica no Batel. E foi um achado conhecer a simpática chef Leila Mansur, que é filha de libaneses e aprendeu com a família a fazer delícias da culinária árabe. Aliás, o Baalbek oferece o Mezzè, um menu-degustação para se esbaldar! Olha só: coalhada seca, quibe cru, tabule, pasta de grão de bico, pasta de berinjela, berinjela árabe, sfiha de carne, kafta, quibe frito, abobrinha recheada, charutos de folha de parreira e de repolho, arroz com lentilhas e pão sírio. Tudo preparado com o maior cuidado.
Mas voltando às sopas, a novidade do Baalbek é que desde esta terça-feira (21), Leila incluiu no cardápio a sopa de lentilha, que será servida no almoço e no jantar. A receita da chef vem com linguiça calabresa, costela defumada e batatas. O prato é acompanhado por torradas, pão sírio e manteiga. A sopa custa R$ 42,90 por pessoa e é servida à vontade.
O Baalbek fica na Rua Bispo Dom José, 2655 – Batel. Telefone para reservas: 41. 3243-2222. Horário de funcionamento: de terça a sexta-feira, das 11h às 15h e das 19h às 22h. Sábados e domingos das 11h às 15h. Serviço: estacionamento próprio.