| Foto:
CARREGANDO :)

Você conhece a bottarga? Já provou? Gostou? Essa iguaria vem sendo bastante utilizada em diversas preparações de pratos por chefs brasileiros, entre outros por Alex Atala, Roberta Sudbrack.

Foram os pescadores, no entanto, os primeiros a descobrir o sabor das ovas da tainha e foram eles que começaram a desenvolver o produto que é conhecido como bottarga pelos europeus e pelos asiáticos. A iguaria que atravessou gerações, hoje ganha o respeito dos grandes chefs de cozinha. A bottarga é conhecida como o “Caviar do Mediterrâneo” na Europa. Em supermercados aqui podemos encontrar a Bottarga Gold, produzida com as ovas da tainhas pescadas no mar bem pertinho daqui, em Itajaí, Santa Catarina.

Publicidade

A tainha, que só pode ser pescada entre maio e junho, tem alto valor nutricional e suas ovas, de cor dourada, são transformadas em bottarga, a partir de um processo natural e artesanal. Vale lembrar que a pesca da tainha é feita de forma controlada há anos pelo governo brasileiro para a preservação da espécie.

É possível encontrar a bottarga, salgada e desidratada, de várias maneiras: inteira a vácuo, inteira com cera de abelha, ralada e em pó.

O Conversa Temperada traz aqui uma das maneiras de usar a iguaria. A receita é da chef Paula Labaki.

Bruschetta de Bottarga com tomates

Publicidade

Ingredientes

– 1 pão italiano fatiado
– 100 ml de azeite extra
– 4 tomates vermelhor e firmes
– 2 abobrinhas bem verdes
– 50 gr de Bottarga em cubos pequenos.
– 300 gr de queijo Brie
– folhas de manjericão
– lâminas de alho
– lâminas de Bottarga Gold bem finas
– sal e pimenta-do-reino moída na hora
– 100 ml de redução de aceto

Modo de preparo

Pincele o pão com azeite e leve ao forno para dar uma leve secada. Corte o tomate em cubos pequenos (retire a semente), corte a abobrinha também em cubos pequenos. Salteie os legumes e a bottarga em cubos em azeite e alho e tempere com sal e pimenta-do-reino moída na hora.

Corte o brie e as lâminas.

Publicidade

Montagem: em cada fatia de pão coloque uma porção dos legumes, por cima o brie as laminas de bottarga e regue com azeite e a redução de aceto. Leve ao forno para uma leve gratinada.

Um delicioso aperitivo ou uma entrada para receber os amigos.