Você já pensou alguma vez na vida em ser outra pessoa? Certamente, lá no fundo, isso já lhe passou pela cabeça. E foi exatamente isso que aconteceu com um jiló, que inconformado de ser um vegetal amargo e rugoso, sonhava ser uma apetitosa azeitona! Essa é a história de João Jiló contada no livro infantil “Como deixei de ser amargo“, da jornalista paulista Adriana Moreira. “Minha ideia foi fazer uma história divertida, cheia de personagens carismáticos, cujos problemas as crianças se identificariam com facilidade. Além disso, quis trabalhar também a questão da alimentação saudável e ajudar as mães a convencer os filhos a comer alimentos não tão populares na infância”, conta a autora.
Nessa crise de identidade, João Jiló vive uma experiência que lembra de maneira bem-humorada as palestras de motivação e o enredo dos livros de autoajuda. O livro conta com belas ilustrações de Carlinhos Muller, um paranaense que nasceu em Pinhão e, desde 1989, é ilustrador de O Estado de S. Paulo.
João Jiló se disfarça de azeitona para arrumar emprego numa pizzaria. Mas, com o novo visual, ele descobre que ser uma azeitona não é algo tão encantador como imaginava. O episódio servirá para João Jiló recuperar a autoestima e despertar para a verdadeira missão da sua leguminosa existência: ajudar outros que não aceitam a si mesmos, criando um grupo de apoio para levar ao mundo a sua mensagem – você pode ser o que quiser.
O livro, da Editora Belas-Letras, teve seu pré-lançamento na Bienal Internacional do Livro de São Paulo e chega às livrarias nesta sexta-feira, dia 10. Uma boa sugestão de presente para os pequenos!
Deixe sua opinião