Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo

Curitiba ganha novo restaurante de cozinha internacional

Reprodução

Para os gourmets que adoram novidades, Curitiba ganha nesta quarta-feira (6) mais um restaurante: o Ayza – Sabores de Origem, uma opção de gastronomia internacional da cidade. A proposta da casa é oferecer receitas originais de diferentes partes do mundo, mantendo a fidelidade dos ingredientes e do modo de preparo de cada prato.

O Ayza promete ser uma referência para os gourmands que querem repetir, em Curitiba, a mesma experiência gastronômica que tiveram em outras partes do mundo. Em seus 1.200 metros quadrados de área construída, o Ayza possui três salões com 150 lugares, uma área de eventos para até 130 pessoas, uma charutaria, um bar e a loja exclusiva de vinhos Reserva Austral.

A proposta do restaurante nasceu de uma experiência pessoal do restauranter Cláudio Corvera, um dos sócios da casa. Argentino, Corvera atua no ramo da gastronomia há mais de 20 anos. Entre 1983 a 1990, morou em São Paulo e apaixonou-se pela feijoada brasileira. Quando retornou a Buenos Aires, foi convidado por um restaurante local para a estreia da feijoada no cardápio. Ao experimentar a novidade, ficou frustrado. “Eu tinha a expectativa de comer a mesma feijoada que comi no Brasil, mas trocaram os ingredientes. Até o feijão mudou de cor. Foi uma decepção”, lembra.

Quando retornou ao Brasil, há cinco anos, Corvera estudou muito para montar um restaurante com pratos de diversas partes do mundo, respeitando os ingredientes e sabores de origem. Para conhecer melhor o mercado brasileiro, montou uma importadora de vinhos e a loja Reserva Austral, que durante anos funcionou em anexo à Simões de Assis Galeria de Arte, no Batel. No início deste ano, já com conhecimento do mercado gastronômico no Brasil, começou o projeto do restaurante Ayza, em sociedade com Jenny Amorim e Edna Trindade.

Outro diferencial do Ayza é a loja da Reserva Austral integrada aos seus salões. Com mais de 400 diferentes rótulos do mundo inteiro, a loja também é a importadora exclusiva em Curitiba de 16 rótulos da Vinãs de Uco, de Mendonza (Argentina).

Viagem gastronômica

No menu elaborado pelo chef Helton Camargo Costa, receitas originais de 13 diferentes lugares do mundo compõem o cardápio do Restaurante Ayza. Ele reuniu “estrelas” das culinárias japonesa, peruana, italiana, norte-americana, espanhola, portuguesa, francesa, argentina, árabe, grega, húngara, canadense e brasileira. O resultado é uma verdadeira viagem gastronômica, com grande diversidade de sabores.

“A ideia é que o mesmo bife chorizo que se come em Buenos Aires se coma aqui também. Quem já esteve em Portugal e experimentou o Cabritinho de Coimbra, vai sentir o mesmo sabor no Ayza. Por isso, precisei deixar as minhas influências de lado para construir esse cardápio. Foi uma experiência diferente e desafiadora”, explica o chef.

Entre as entradas, o chef destaca as duas sopas frias que fazem parte do cardápio: Gaspacho, de origem espanhola, e Vichyssoise, de origem francesa. Entre as carnes, os destaques são o Cabritinho de Coimbra (Portugal) e a Perdiz Húngara. O Congrio à La Rochelle (França) e o Robalo à Porto dos Casais, única receita criada pelo chef Helton e que representa a culinária brasileira no cardápio do Ayza, são as estrelas entre os pratos de peixes. Entre as massas, o predomínio é italiano, mas o destaque é francês: Raviolini de Gorgonzola e Peras, regado com manteiga de amêndoas. Entre os risotos tipicamente italianos, o Ayza apresenta como destaque o Risoto de Brie com Maçã. Para fechar a lista de destaques, chef Helton aponta a Sopa Rouge e a Brasileiríssima como as principais sobremesas.

Confira, em detalhes, o cardápio internacional do Restaurante Ayza – Sabores de Origem.

Entradas/Sopas

– Origem japonesa = Tempurá de legumes com camarões, molho de ostras e endívias marinadas
– Origem peruana = Ceviche
– Origem italiana = Salada Caprese
– Origem norte-americana = Ceasar Salad
– Origem portuguesa = Caldo Verde
– Origem espanhola = Gaspacho, sopa fria a base de tomate, pepino, melão e pimento
– Origem espanhola = Lascas de presunto cru com azeitonas negras e azeite espanhol
– Origem francesa = Vichyssoise, sopa fria a base de batatas, alho-porro, cebola e nata

Terra

– Origem argentina = Bife de chorizo com batatas assadas em ervas e molho chimichurri
– Origem árabe = Carré de Cordeiro com crosta de hortelã e purê de raízes
– Origem portuguesa = Cabritinho de Coimbra, ao forno com batatinhas da terra e esturgido português
– Origem húngara = Perdiz cozida e grelhada, com vegetais da estação
– Origem Italiana = Ossobuco com polenta
– Origem Italiana = Saltimboca Romana com torta de batatas

Água

– Origem canadense = Trutas ao forno com purê de amêndoas e molho canadense
– Origem francesa = Congrio à La Rochelle, grelhado sobre cama de caviar de berinjela e molho de lagostins
– Origem francesa = Linguado à Cote D’Azur, regado com molho de açafrão e servido com aspargos frescos
– Origem brasileira = Robalo à Porto dos Casais, grelhado com ragú de aipim e camarões e molho de extrato de camarão
– Origem francesa = Camarão Dijon, refogado com mostarda Dijon e mel e servido com purê de castanhas
– Origem portuguesa = Lombo de bacalhau à moda do Porto, imerso em azeite português com alho confit blocos de batatas e tomates frescos

Massas (todas artesanais, produzidas no restaurante)

– Origem francesa = Raviolini de Gorgonzola com Peras, regado com manteiga de amêndoas
– Origem italiana = Fettuccine de Manjericão com lascas de cordeiro
– Linguine salteado com camarões
– Spaghetti de Funghi com lâminas de funghi e pinoli
– Talharim de Açafrão com frutos do mar
– Fusilli ao pesto genovês

Risotos (todos de origem italiana)

– Frutos do Mar
– Funghi
– Primavera (tomates frescos e muzzarella de búfala)
– Cordeiro
– Brie com Maçã
– Camarão

Sobremesas

– Origem portuguesa = Pastel Santa Clara
– Origem italiana – Tiramissu
– Origem francesa = Sopa Rouge (sopa de frutas vermelhas com sorvete de menta)
– Origem francesa = Mini tartelete de nozes com creme de baunilha
– Origem brasileira = Brasileiríssima (espuma de manga com sorvete de coco e calda de gengibre)
– Origem grega = Cheesecake com calda vermelha
– Origem norte-americana = Brownie com sorvete de creme

Vai dar para se esbaldar, não? Sucesso à nova casa!

Serviço: Ayza – Av. Sete de Setembro, 6.355, no Batel, estacionamento próprio, com serviço de manobrista, e funcionará de segunda a sábado das 12 às 15h e das 19 às 24h (almoço e jantar) e aos domingos das 12 às 15h (somente almoço). O restaurante não aceita cheques e trabalha com os cartões de crédito das bandeiras Visa, Mastercard, Diners e Amex e os cartões de débito Visa Electron, Redeshop e Maestro. Informações e reservas pelo telefone (41) 3039-8400.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.