Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo

De cá pra lá, uai!

Nádia Schiavinatto
Um dos pratos do Amigo do Rei

Do Paraná para Minas Gerais…Neste fim de semana estive em Belo Horizonte… A capital mineira é realmente especial! Mas se você está pensando que fui até lá comer costelinha de porco, com tutu mineiro e coisas do gênero se enganou… Fui conhecer um restaurante persa, o Amigo do Rei, o único da América Latina.

Nasrin Haddad Battaglia, a proprietária da casa, trabalhou num buffet, em Teerã, e lá conheceu alguns brasileiros e durante uma viagem para Pasárgada esses amigos

Nadia Schiavinatto
Nasrin Haddad Battaglia e Claudio Battaglia, os proprietários do Amigo do Rei

ficavam recitando os versos de Manuel Bandeira (Vou-me Embora pra Pasárgada). E foi da poesia que ela decidiu pela escolha do nome do restaurante “Amigo do Rei” aqui no Brasil.

Como a expressão chef de cuisine não existe no Irã, uma mulher que cozinha muito bem por lá recebe o título de “Cadbanou“. E assim Nasrin ganhou o título de “cadbanou”. Ela chegou ao Brasil em 1990 e se casou com o artista plástico brasileiro Claudio Battaglia. Depois de uma temporada em Parati (RJ), o casal chegou em 2002 à capital mineira. E como para Nasrin, Belo Horizonte lembrava um pouco Teerã, eles resolveram fixar residência.

A cadbanou faz uma culinária aromática e refinada, com ingredientes típicos como dill ou aneto, pistache, cardamomo, açafrão
água de rosas e extrato de romã. Alguns pratos servidos são:

Óche Anór – sopa à base de romã (com caldo de carne, verduras e especiarias).

Hior – pepino recheado (pepino, iogurte especial e temperos persas).


Fessenjonh
– pequenas esferas de carne em molho de nozes, romã e condimentos. Com arroz branco e borani, molho de abobrinhas.

Tahtin bo Morgh – peito de frango em cubos com arroz Tahtin (receita tradicional com ingredientes como açafrão, outras especiarias e zereshk – uma fruta típica).

Sabzi Pólo bo Mohí – arroz de ervas aromáticas com peixe.

Nádia Schiavinatto
Carré de cordeiro com batatas, do Vecchio Sogno

Para facilitar a escolha dos clientes, o marido Cláudio Battaglia traz à mesa folhetos e um livrinho com referências aos pratos e costumes. O restaurante, com capacidade para apenas 23 lugares, é simples. Parece que você está na casa do casal. O atendimento é gentil.

Amigo do Rei fica na Rua Quintiliano Silva, 118, no bairro Santo Antônio. Tel.: 3296-3881. Quarta a sábado, 19h30 às 23h. Faça reserva. Não aceita nenhum tipo cartão.

Amiga do Ivo

Outro lugar que merece ser visitado é o elegante restaurante italiano Vecchio Sogno, do chef Ivo Faria, que conheci em Gramado (RS) e já falei dele aqui no blog. Pratos deliciosos como a polenta com ragú de ossobuco; risoto de funghi com pato, e carré de cordeiro com batata padeiro. O menu, é claro, acompanhado de um bom vinho.

Nádia Schiavinatto
A sobremesa elaborada pelo chef Ivo Faria, do Vecchio Sogno

A sobremesa fecha com chave de ouro. Pedi um creme brulé com figo, queijo camembert e peras…Divina! O Vecchio Sogno é daqueles restaurantes que você vai e tem vontade de voltar! Eu volto com certeza!

O Vecchio Sogno fica na Rua Martim de Carvalho, 75, no bairro Santo Agostinho
Telefone: 3292-5251. Horário: 11h/0h30 (sex. até 2h; sáb. 18h/2h; 12/18h dom).

Papo e cerveja gelada

Conheci o Mercado Central, onde no sábado à tarde os mineiros se reúnem pra tomar uma cervejinha gelada e comer alguns quitutes. Olha, vale a pena conhecer o agito por lá. O difícil é conseguir um lugarzinho. Mas com jeitinho você consegue. Todos tomam cerveja e comem em pé. Apesar da muvuca, você passa uma tarde agradável por lá! Dicas pra quando você for a Minas Gerais…

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.