Todo mundo tem na família um parente que faz aquela receitinha que todos adoram… Depois de meses prometendo, meu amigo Eduardo Luiz Klisiewicz finalmente resolveu cumprir sua promessa e enviou a receita do tal merengue de morango da tia da Daniele. Olha só o que ele escreveu aqui para o “Conversa”:
“Sou um leitor assíduo do Conversa Temperada… e adoro “fuçar” na cozinha, sempre seguindo as dicas postadas aqui e me meter a “chef”. Mas, eu tô mais para chapeiro de “buteco” do que pra “chef de cuisine”.
Um belo dia fiz uma receita de sonho e fiz a besteira de prometer mandá-la para a Nádia. Pronto, desde aquele dia ela não perde a chance de me lembrar e me cobrar a tal da receita. Eu sempre enrolei, enrolei e enrolei, até que a tia Nair me salvou.
Nair é a tia da minha mulher Daniele e fez uma sobremesa de merengue de morango quando fui visitá-la em Prudentópolis, a terra das cachoeiras. O doce é bom demais e tive que anotar a receita, que ficou conhecida como “Merengue da Tia Nair”. O doce é muito simples de fazer e não tem chance alguma de dar errado. Afinal quando leite condensado, creme de leite e morangos juntos ficam ruins? NUNCA.
Vou dar primeiro a receita original e, depois, algumas dicas para um up grade na “criança”. Mas um aviso… diabéticos, fujam… só de olhar para o DOCE… deve fazer um mal desgraçado.
Receita do Merengue da Tia Nair
– 3 caixinhas de morangos
– duas latas de leite condensado
– uma colher de sopa de margarina
– duas latas de creme de leite
– 4 colheres de achocolatado
– 1 pacote de suspiros
Modo de preparar: Leve o leite condensado ao fogo, coloque a margarina e mexa, em fogo médio, até o ponto de brigadeiro. Reserve. Pique os morangos, forre uma travessa e coloque o creme por cima (pode misturar com os morangos). Em outra vasilha, misture o creme de leite com o achocolatado e espalhe por cima. Quebre os suspiros em pedaços pequenos e cubra o doce. Gelar e servir.
Up grade: Ao invés de 3 caixas de morangos, pode ser duas e um cacho grande de uvas rubi, sem sementes, e picadas ao meio. Divide a forma do doce: metade com uvas e a outra de morangos. A combinação é perfeita. Agora a dica mais calórica da receita: por cima de tudo, do suspiro inclusive, acrescente uma camada de creme ganache. É tanto açúcar que voce deve encurtar uns dois dias na tua vida, mas é um doce para comer de colher… até o fim”.
Eduardo Luiz Klisiewicz
É Dudu, promessa cumprida. Valeu!
Congresso frustra tentativa do governo de obter maior controle sobre orçamento em PL das Emendas
“Embargo ao Carrefour no Brasil inclui frango”, diz ministro da Agricultura
STF e Governo Lula se unem para censurar as redes sociais; assista ao Sem Rodeios
Procurador pede arquivamento dos processos federais contra Trump