Já não tenho mais pai. Ele se foi há quatro anos. Este post vai em homenagem a ele. Filho de italianos, seu Antonio sabia apreciar as delícias de uma boa mesa. Viveu 80 anos. Não passava um domingo que não tomasse, antes do almoço, uma taça de vinho ou outra bebida sua preferida: gim com Coca. Dona Yolanda sempre fazia uns petiscos para acompanhar a bebidinha: torresminhos, ou queijos e azeitonas, calabresas ou polenta frita. Tudo, claro, com uma boa conversa com algum vizinho ou uma visita que sempre aparecia no fim de semana. O engenheiro agrônomo da casa da frente adotou-o como pai e… assim seu Antonio ganhou mais um filho.
Um dos seus pratos prediletos era o risoto. Dona Yolanda, nos últimos tempos, tinha que intercalar: um domingo era massa e no outro, risoto – de frango, ou camarão… não importava! Tinha de ser risoto!
Então, aproveitando que neste domingo comemoramos o Dia dos Pais, para aqueles que preferem ficar longe dos restaurantes, o chef João Belezia dá uma dica de receita que pode ser preparada por toda a família. “Cozinhar é um programa divertido. Se a família souber aproveitar esse momento, pode ter experiências inesquecíveis”, diz.
Receita de risoto de camarões
Rendimento: 4 porções
Ingredientes:
– 200g de arroz arbório
– 300g de camarões limpos
– 2 dentes de alho finamente picados
– 1 folha de louro
– 1 litro de caldo de peixe
– Azeite extra-virgem
– 50g de manteiga sem sal
– 100ml de vinho branco seco
– Sal e pimenta-do-reino.
– 100ml de molho de tomate e manjericão (opcional)
– 50g de molho pesto.
– folhas de manjericão para decorar
Pré-preparo dos camarões
– Tempere os camarões com sal e pimenta.
– Em uma frigideira, salteie rapidamente os camarões em fogo forte e reserve.
Preparo do risoto:
Aqueça o azeite e doure rapidamente o alho picado com o louro. Acrescente o arroz e mexa bem por 5 minutos. Acrescente o vinho branco, incorpore e deixe evaporar todo. Cozinhe o risoto, mexendo sempre e acrescentando o caldo aos poucos. Quando estiver quase no ponto acrescente os camarões e o molho de tomates. Cozinhe até ficar “al dente” mexendo sempre. Acerte sal e pimenta. Tire do fogo e adicione a manteiga. Mexa bem até ficar cremoso.
Finalização:
Coloque uma porção do risoto no centro do prato. Decore com folhas de manjericão e o molho pesto.