Pitadas de cravo e paçoca colocaram duas paranaenses entre as finalistas do concurso O Melhor Brigadeiro do Brasil, promovido pelo leite condensado Moça da Nestlé. As receitas enviadas por Alessandra C. Abrão Wiacek e Edenise Berdacki, ambas de Curitiba, conquistaram espaço entre as dez receitas que mais agradaram ao público.
Na primeira fase do concurso, seis curitibanos estavam participando do concurso.
Além de já receberem premiação de R$ 900, ambas apresentarão suas criações ao chef Edu Guedes no programa Hoje em Dia, na Rede Record, nos dias 26 e 27 de maio. O grande vencedor será anunciado no programa, no dia 31/05, e levará o prêmio de R$ 90 mil.
Vamos torcer! E trazer o melhor brigadeiro para Curitiba!
Confira as receitas das paranaenses:
RECEITA DE BRIGADEIRO DA ALESSANDRA ABRÃO WIACEK
INGREDIENTES
– 1 caixinha de leite moça
– 1 colher rasa de manteiga
– 180gr de chocolate ao leite picado Nestlé
– uma pitada de cardamomo
– uma pitada de cravo-da-índia em pó
– uma pitada de essência – preferência de pão de mel
– uma pitada de canela em pó.
MODO DE PREPARO
Em uma panela derreta a manteiga. Desligue o fogo e acrescente todos os outros ingredientes. Leve ao fogo baixo, mexendo sem parar, com uma espátula para não grudar. Quando desprender do fundo da panela, retire do fogo, e despeje rapidamente em uma vasilha untada com manteiga. Deixe esfriar. Faça as bolinhas com a mão untada e passe no chocolate ao leite ralado. Coloque em lindas, lindas forminhas e bom apetite!!
O PORQUÊ
Esse brigadeiro possui uma sensação única. É completamente diferente de todos os outros, embora a base seja a mesma. A união das especiarias dá um toque de profunda magia e mistério que, unidas com o chocolate, tornam o sabor ousado e apaixonante.
RECEITA DE BRIGADEIRO DA EDENISE BERDACKI
INGREDIENTES
– 1 lata de leite condensado moça
– 4 colheres de sopa de Nescau,
– um colher de chá de manteiga sem sal,
– duas paçoquinhas.
MODO DE PREPARO
Numa panela acrescenta o leite condensado moça, o Nescau e a manteiga sem sal. Em fogo baixo, cozinha por aproximadamente 5 minutos, mexendo sem parar. Retira a panela do fogo e acrescenta as paçoquinhas. Volta a panela ao fogo e cozinha até que a massa esteja desgrudando do fundo da panela. Retira do fogo e despeja em um prato fundo. Quando estiver frio, faz os brigadeiros e passa ou no chocolate granulado ou em paçoquinha esfarelada.
O PORQUÊ
Porque quando eu era pequena meus pais eram pobres. Bem nessa época da Páscoa eles não tinham dinheiro para comprar chocolates para mim e meu irmão. Então, minha mãe – que sabia o quanto nós adorávamos brigadeiro – resolveu fazer um sabor especial, por causa da Páscoa. E como nós também adorávamos paçoquinha, ela juntou os dois doces, fazendo brigadeiro de paçoquinha. Esse é o melhor brigadeiro do Brasil porque minha mãe o criou pensando em me agradar. Isso há uns 40 anos atrás.
Prejuízo recorde ressalta uso político e má gestão das empresas estatais sob Lula 3
Moraes enfrenta dilema com convite de Trump a Bolsonaro, e enrolação pode ser recurso
Carta sobre inflação é mau começo para Galípolo no BC
Como obsessão woke e negligência contribuíram para que o fogo se alastrasse na Califórnia