Para quem gosta, estamos na alta temporada das alcachofras. A melhor safra acontece de setembro a novembro. Andei pelo Mercado Municipal de Curitiba neste fim de semana e vi que os preços variam de R$ 1,50 a R$ 5,00 a unidade. Aproveite a época para inovar pratos com essa deliciosa planta. Prefira aquelas com pétalas firmes, sem manchas e bem agrupadas. Geralmente, a alcachofra é preparada em água fervente e sal, e servida quente, com molho de manteiga. Ou fria, com molho de azeite e vinagre.
No interior da alcachofra, você encontra um fundo não-comestível que deve ser retirado com cuidado para não machucar o que chamamos de coração da alcachofra. Depois de cozidas, as alcachofras devem ser comidas em 24 horas. Depois disso, já há risco por causa das toxinas.
As alcachofras têm um bom valor nutritivo. Elas têm grande quantidade de minerais como cálcio, fósforo, ferro, sódio, magnésio, iodo, além de vitaminas A e C. Uma das formas de comer a alcachofra é com um dip picante.
Outra forma é a sugestão do chef Emerson de Oliveira, do restaurante Scavollo, que nos dá a receita de seu “Raviolone de alcachofra e alho-poró”, uma sugestão de prato que combina alcachofra e alho-poró para dar boas vindas à Primavera. O prato leva ainda um molho funghi.
Receita de Raviolone de alcachofra e alho-poró (serve duas pessoas)
Ingredientes para a massa:
– 5 ovos
– 900gr farinha de trigo
– Água morna com sal o suficiente para dar o ponto
Modo de preparo:
Misture bem o trigo, os ovos, o sal, a água e passe no cilindro até ficar uma massa homogênea e fina.
Ingredientes para o recheio:
– 6 corações de alcachofra picada
– 1 cebola picada
– 1 talo de alho poró picado
– 200gr de mussarella ralada
– 170gr de catupiri
– 50ml azeite
– 1 colher de sopa de manteiga
– Sal
– Pimenta
Modo de Preparo:
Em uma panela com azeite e manteiga quente, refogue a cebola e o alho poró até dourar.
Junte a alcachofra e misture bem. Tempere com sal e pimenta a gosto. Tire do fogo e deixe esfriar. Misture bem com a mussarela e o catupiry até formar uma pasta.
Abra a massa e separe em duas partes. Disponha a quantidade do recheio para um ravioli com um espaço suficiente entre eles, em seguida cubra com outra parte de massa.
Com um aparelho próprio corte e forme os ravioles individuais apertando bem as bordas e tirando o ar interno.
Cozinhe em água fervendo com sal e quando estiver al dente escorra e junte ao molho. Misture bem e sirva em seguida.
Ingredientes para o molho funghi:
– 180gr de cogumelo
– 80gr de funghi seco
– 50gr champignon
– 2 dentes de alho picado
– 1 ramo de tomilho
– 200gr de demi-glace * (veja receita em post anterior)
– 80gr creme de leite
– 50ml de conhaque
Modo de Preparo:
Em uma frigideira refogue o alho até dourar. Junte o champignon, o cogumelo e o funghi, tempere com sal e pimenta e flambe com Conhaque. Acrescente o tomilho o demi-glace e o creme. Em seguida deixe ferver até ganhar corpo.
Serviço: Restaurante Scavollo – Rua Emiliano Perneta, 924 – Batel. A casa abre diariamente para o jantar, incluindo finais de semana e feriados, das 19h à 1h. Informações e Reservas: 41. 3225-2244