Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo

El Born, tapas e sangrias

Divulgação

Cansada de trabalhar como produtora de cinema, aos 40 anos, a paulistana Cris Lefèvre resolveu trocar de profissão. Arrumou as malas e partiu para a Espanha para estudar gastronomia na Escuela de Hostelería Hofmann Barcelona. O resultado desta guinada na vida de Cris, que hoje é consultora gastronômica, pode ser deliciosamente apreciado no El Born, gastrobar recém-inaugurado na Rua Bolívar, no Rio de Janeiro.

Tive a oportunidade de conhecer esse cantinho da Espanha em Copacabana que caiu rapidamente no gosto dos cariocas e turistas. O El Born traz os ares da Catalunha e leva o nome de um dos mais badalados e boêmios bairros de Barcelona. Na decoração, tudo no ambiente faz referência ao lugar, com uma galeria de fotos de museus, bares e restaurantes entre as ruas estreitas com construções antigas e paredes de pedras.

O menu espanhol – mas com muita brasilidade – foi idealizado por Cris. “Nosso cardápio se inspira nas coisas de lá, mas ousamos fazer releituras com ingredientes daqui e, por isso, nossa carta se denomina como ‘de autor’. Estamos num momento da gastronomia onde precisamos valorizar nossos ingredientes”, conta a consultora. As tapas acompanhadas das sangrias são o carro-chefe da casa. Há ainda várias opções de petiscos como bolinhos de bacalhau, bolinhas de queijo e coca – prato típico barcelonês, que é uma tostada aberta, com massa crocante coberta de recheios frescos. Outro petisco que tem agradado muito é o “buraco-quente” – pequeno san­duíche de pão fresco, aquecido e crocante, com recheios de camarões ou frango ou pernil desfiado e calabresa ou carne-seca.

Nádia Schiavinatto
Sangrias acompanham as tapas

Para harmonizar, há ainda uma extensa carta de drinques exclusivos do mixólogo Gustavo Stemler, que reinventa sabores da tradicional sangria à base de vinhos brancos, tintos ou cavas com frutas brasileiras. Vale a pena provar também o shot bloody born, feito com suco de tomate temperado, azeite, sal de maldom e vodca. Este drinque deve ser provado com tapas de fatias de pão com jamón, alcachofra e tomate. “Gosto de aproximar o bar da gastronomia e misturar frutas frescas com especiarias”, diz Stemler.

Nádia Schiavinatto
Tapas com jamón, alcachofra e tomates

Quando for ao Rio, vale a pena um happy hour por lá!

Serviço: El Born. Rua Bolívar, 17, Copacabana, RJ – (21) 3496-1781. De segunda a sexta, das 17 às 2 horas. Sábado e domingo, a partir das 15 horas.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.