Trago neste post o resultado de um relatório, divulgado na terça-feira (20) pelo Instituto de Medicina dos Estados Unidos, que faz do cloreto de sódio mais um vilão na alimentação. Assim, acaba de ser lançada uma campanha para que os americanos diminuam o consumo de sal de cozinha. Vale aqui uma dica também para os brasileiros, que gostam de abusar do tempero.
Cientistas da Harvard dizem haver grandes evidências de que devemos tratar a redução de sódio – mineral presente em vários alimentos e principal componente do sal de cozinha – como um problema crítico de saúde pública.
De acordo com os especialistas, o sódio é o maior culpado pela epidemia de hipertensão que assola aquele país. O estudo aponta que a doença pode começar na infância e irá afetar nove entre dez americanos ao longo de suas vidas.
Além de pedir regras nacionais para estabelecer uma quantidade máxima de sal nos alimentos industrializados, os cientistas publicaram, segundo informações do G1, várias dicas de como diminuir o consumo do mineral no dia a dia.
Veja algumas dessas dicas:
1. Diminua suas porções: assim você reduzirá o sódio e as calorias. Uma regra básica é a de que, quanto mais calorias uma comida têm, mais sódio ela terá.
2. Hortifruti primeiro: encha metade do prato com frutas e vegetais, que têm pouco sódio.
3. Prefira os alimentos frescos: alimentos naturais, que não foram industrializados, contêm menos sal.
4. Diminua sem perceber: a maioria das pessoas não consegue detectar uma redução de até 25% do sal na comida.
5. Retire o sal aos poucos: seu paladar vai se acostumando à falta do mineral.
6. Fique de olho na etiqueta: procure por comidas que tenham menos de 300 miligramas de sódio por porção.
7. Abuse dos temperos: pimenta, vinagre, raízes e ervas podem dar sabor aos alimentos sem necessidade de salgá-los.
8. Toste, queime, asse: o jeito certo de cozinhar pode ajudá-lo a manter o sódio longe da mesa.
9. Enxague, lave e dilua: você pode cortar um pouco do excesso de sal dos alimentos industrializados sem prejudicar o sabor da comida.
10. Evite o “sal automático”: prove os alimentos antes de ir buscar o saleiro.