Tá com tempo? Quer passar uma tarde agradável? Comece pelo almoço e vá até a Rua Hugo Simas, no bairro Bom Retiro, em Curitiba. Nasceu ali no número 862 a Mercearia Coralina. A proprietária do local, Carolina Tedesco Fiorani, a Carol, é uma pessoa simples e cativante. Dias atrás, passei ali horas agradáveis numa sexta-feira fria. As opções são muitas: pães, cafés, cervejas, queijos, bolos, antepastos, embutidos, sanduíches, sobremesas, crepes, saladas e couscous – tudo preparado na hora ou importado de diversas regiões do país.
O ambiente é pequeno – umas seis mesinhas -mas bem aconchegante! O espaço é decorado com rádios antigos e móveis de madeira de demolição. Uma tela de plasma é o contraste do local. Ali, às quartas-feiras, são exibidos jogos de futebol de antigamente. Para aqueles que preferem o ar puro, tem ainda uma área externa, com parede colorida e grafitada. Dá para curtir a tranquilidade do bairro.
Entre as opções de almoço estão saladinhas, frango recheado com couscous marroquino e alcachofra, hambúrguer de siri ou ainda uma massa com pesto. Todos os pratos podem ser harmonizados com cervejas. São mais de 25 rótulos de cervejas artesanais. Na dúvida, peça uma indicação pra Carol. Eu acabei dando a maior sorte. Na mesa ao lado estava o Daniel Wolff, do Mestre-Cervejeiro.com (lembram? Falei dele aqui no Conversa Temperada), que gentilmente foi até minha mesa e deu explicações sobre a cerveja que iria tomar. Uma verdadeira aula…Valeu Daniel!
Muitos dos ingredientes ali da mercearia, a Carol faz questão de comprar dos produtores e comerciantes do bairro. Outra curiosidade do local aparece no cardárpio. Nomes de clientes fiéis viraram nomes de pratos, como “Roger e Eu”, “Renata”, “Seu Carlos” , “Tenório Cavalcanti”, “Renata Romanó” e “Rodrigo Lino”. “Fazemos esta homenagem pois são os próprios clientes que muitas vezes sugerem combinações que acabam se transformando em receitas deliciosas, como por exemplo o Oba Oba, um mousse de espresso servido em uma casca de chocolate meio amargo acrescido de uma bola de sorvete de baunilha e chantilly opcional”, explica a Carol. Você pode chegar lá e dar o seu pitaco!
A Mercearia Coralina abre de segunda a sexta, das 10h às 20h, e aos domingos, das
13h às 18h. Vá lá um dia e depois me conte! Eu gostei!
Prejuízo recorde ressalta uso político e má gestão das empresas estatais sob Lula 3
Moraes enfrenta dilema com convite de Trump a Bolsonaro, e enrolação pode ser recurso
Carta sobre inflação é mau começo para Galípolo no BC
Como obsessão woke e negligência contribuíram para que o fogo se alastrasse na Califórnia