Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo

Mortadela deve ganhar, em breve, uma nova versão

Reprodução/G1
Mortadela mais saudável estará em breve no mercado

Você sabia que a mortadela, em breve, deve ganhar uma versão mais saudável? Isso mesmo! Com menos sal e menos gordura. Uma boa notícia para os amantes do embutido. Mas será que o sabor será o mesmo? Será que ela passou no teste do sabor? Dizem que quem experimentou… gostou da novidade. Acharam que o sabor é mais suave. Mas os estudos ainda não terminaram…

Quem come aqueles lanches recheados com a mortadela garante que fica preocupado mas acha que o sabor compensa esse abuso.

Acontece que pesquisadores da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) desenvolveram, em laboratório, a nova mortadela com menos sal e gordura. A ideia é deixar mais saudável um dos ingredientes mais populares usados em sanduíches pelos brasileiros.

Você sabia que 180 mil toneladas de mortadela são vendidas por ano no Brasil? Herança dos italianos, a mortadela é um alimento rico em proteínas, sais minerais, vitaminas do complexo B, mas também com um alto valor calórico e um componente perigoso: 30% de gordura.

Reprodução/G1
A nova mortadela está sendo desenvolvida pela Unicamp

Um lanche, por exemplo, com 150 gramas de mortadela é um excesso e tanto, se as recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS) forem consideradas para o consumo de gordura e sal. Só nele há o valor máximo de sal que uma pessoa deve ingerir durante o dia todo para não correr riscos de ter hipertensão e doenças cardiovasculares e renais.

Voltando à pesquisa da Unicamp, as carnes gordurosas foram substituídas por partes mais nobres na composição. Os pesquisadores descartaram o toucinho e a gordura animal da lista de ingredientes. O maior desafio foi reduzir a concentração de sal sem interferir no sabor e no tempo de conservação do produto.

Pelo menos 112 pessoas provaram a nova mortadela, que analisaram sabor, aroma e textura. O resultado foi satisfatório, mas os estudos ainda não terminaram.

A próxima etapa é aprimorar o sabor, utilizando uma condimentação suave para poder testar os efeitos dos sais.

Outra pesquisadora da faculdade de farmácia da Universidade de São Paulo (USP) também desenvolveu uma mortadela mais saudável. Ela é feita com carne de frango e leva fibra de laranja na composição.

A nova mortadela, como ainda está em estudo, vai levar um tempo pra chegar no mercado. Para quem gosta, vale esperar! Você aguenta?

Use este espaço apenas para a comunicação de erros