Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo

Que tal fazer um cafezinho daqueles

Nada melhor que um cafezinho… seja ele pela manhã, depois de uma boa refeição ou no meio da tarde… Dizem que o café finalizando uma refeição é uma criação brasileira… Seja lá de quem foi a idéia, o café faz parte da nossa vida… é quase que um companheiro que nos anima a seguir em frente!


Caffè Cioccolato

Um pouquinho de história… Fazendo uma rápida pesquisa sobre a descoberta do café, segundo o site da Associação Brasileira da Industria do Café (Abic), há muitas lendas que relatam a sua possível origem. Uma das mais aceita é a de um pastor chamado Kaldi, que viveu na Absínia (hoje Etiópia), há cerca de mil anos. Kaldi estaria observando suas cabras e percebeu que elas ficavam alegres e saltitantes. Esta energia extra sempre vinha depois que elas mastigavam os frutos de coloração amarelo-avermelhada dos arbustos existentes no campo.

Kaldi teria comentado o comportamento das cabras a um monge da região, que decidiu experimentar o poder dos frutos. O monge apanhou um pouco das frutinhas e usou-as na forma de infusão. Logo percebeu que a bebida o ajudava a resistir ao sono enquanto orava ou em suas longas horas de leitura. Esta descoberta se espalhou rapidamente entre os monastérios, e a bebida ficou conhecida.

Bom, pra quem gosta de um bom café e quer se especializar um pouco mais no assunto, vale aproveitar que Isabela Raposeiras, uma das maiores especialistas em café no país, estará em julho em Curitiba. Isabela vem para dar um curso de formação de baristas. As aulas acontecem de 2 a 5 de julho.

O curso de Isabela, que é campeã nacional de barismo, será dividido entre aulas teóricas e práticas. No módulo teórico, ela vai abordar questões relacionadas à denominação, à origem e aos vários tipos de cafés especiais, assim como processamento de grãos, da colheita à torra e ao empacotamento. No segundo, prático, serão estudados diversos métodos de preparação da bebida, além de técnicas de extração de espresso, vaporização do leite, produção de cappuccino, manutenção e limpeza de moinhos e máquina, além de conservação e armazenamento de café. As aulas práticas serão ministradas por Simoni Yamaguti, da Exprèx Caffè.

O curso oferece 20 vagas e será dividido em duas turmas. As aulas serão ministradas no Excelentíssimo Café e Happy Hour (Rua Anita Garibaldi, 848 – Ahú – ao lado da Justiça Federal). No primeiro dia (02/07) será um “aulão” das 18h às 21h para todos os alunos. De 3 a 5, haverá dois horários: a turma da manhã das 9h às 12h e da noite das 18h às 21h. Mais informações pelos telefones (41) 3222-1837 ou (41) 9911-9979, com Ana Argenta, ou pelo site www.argentacafes.com

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.