Sabe aquele restaurante que você sempre teve vontade de ir e nunca entrou porque o dinheiro tava meio curto… Então, a chance de poder provar um desses pratos chegou!
Começa nesta segunda-feira (24), em Curitiba, um dos mais importantes eventos de gastronomia, Restaurant Week 2010. A primeira edição do evento aqui na capital paranaense vai até 6 de junho; e nesse periodo de 14 dias, os restaurantes vão preparar cardápios diferenciados com entrada, prato principal e sobremesa a um preço fixo, igual em todas as casa: almoço por R$ 27,50 + 1 e jantar por R$ 39,00 + 1 (couvert não incluso). O R$ 1,00 acrescentado à conta vai para uma entidade beneficente local, como ocorre em todas as outras cidades. Em Curitiba, a entidade beneficiada será o Hospital Santa Casa de Misericórdia.
O Restaurant Week surgiu em Nova York há 17 anos para ser parceiro do Fashion Week e aumentar o movimento dos restaurantes na época de baixa temporada, a “Slow Season”. A boa ideia se espalhou pelo mundo e hoje o evento acontece independente da semana da moda, em diversas importantes capitais do planeta.
Os responsáveis pela organização do evento são o empresário paulista Emerson Silveira, quem trouxe o evento para o Brasil inspirado na versão do New York Restaurante Week e, desde 2008, a Mica Cartões Postais Publicitários, de Fernando Reis Jr. Silveira acreditou que o projeto poderia unir duas forças importantes no país e ainda pouco exploradas, a gastronomia e o turismo. “Eu sabia que aqui também daria certo, afinal, em termos de gastronomia, nossa cidade está no mesmo patamar de Paris, Roma e Nova York”, diz.
O início, segundo ele, foi muito difícil, pois surgiram dúvidas se deveria insistir ou não com o projeto ante o receio dos restaurantes em participar. Mas hoje, após 12 edições do evento realizadas no Brasil, 6 em São Paulo, 2 no Rio de Janeiro, 2 em Brasília, 1 no Recife e 1 no estado de Pernambuco, Silveira comemora a aceitação do evento e o sucesso de público que o Restaurant Week tem.
O Curitiba Restaurant Week será uma oportunidade para os paranaenses conhecerem a gastronomia de muitos dos bons restaurantes da cidade a preços promocionais.
A versão paranaense do evento colocará Curitiba junto a cidades como Washington, Boston, Londres, Amsterdã e outras 100 grandes cidades do planeta nessa grande Maratona Gourmet. As casas participantes são aprovadas por um comitê formado por chefs e donos de restaurantes locais visando a participação de casas de qualidade reconhecidas no local e, em uma atitude bem democrática, cobrindo vários bairros de cada cidade.
A expectativa é que a população de Curitiba receba a ideia como a cidade de São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília e Recife, onde o evento já aconteceu mais de uma vez. A sexta edição do evento na capital paulista, que aconteceu em março desse ano, contou com a participação de 200 importantes casas que permaneceram lotadas durante as duas semanas de maratona gastronômica, sendo visitadas por aproximadamente 500 mil pessoas.
Apoio
A 1ª Edição do Curitiba Restaurant Week tem o apoio de cervejas Eisenbahn, vinhos Casa Blanca, Azeite Paganini, Rossi Vanguarda e Centro Europeu.
No site do evento, além da lista dos restaurantes (que coloco logo abaixo), você pode saber quais os cardápios e horários de funcionamento. Lembro aqui que o restaurante pode escolher o horário em que participa, se almoço, jantar ou nas duas refeições. A promoção acontece por duas semanas corridas, incluindo final de semana.
Lista dos restaurantes
» Cenacolo
» Dubai
» Galla
» Garbo
» La Pasta Gialla (ParkShopping Barigüi)
» Lagundri
» Madero
» Madero Express (Palladium Shopping)
» Madero Express (Shopping Estação)
» Salero (ParkShopping Barigüi)
» Velho Oriente – Kebaberia e Restaurante
» Zea Mais
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