“Antes dos aniversários, meus irmãos pediam para eu fazer os bolos que gostavam. Então, aprendi a negociar. Faria se, em troca, pudesse andar de bicicleta ou usar um dos brinquedos. Logo percebi que, com a comida, poderia oferecer emoção às pessoas. Hoje, com 52 anos, tenho a mesma sensação daquela época”, conta.
Quando chegou a hora de Villard optar pela profissão, os pais lembraram que sua escolha já havia sido feita. “Como eu adorava cozinhar e surpreender as pessoas, minha opção não poderia ser outra.” Assim, a carreira profissional começou aos 18 anos, quando iniciou uma trajetória por diversos restaurantes estrelados pelo Guia Michelin, durante o tempo em que esteve na Europa.
Após dez anos de experiência e de ser condecorado pela Academia de Culinária Francesa, Villard foi trabalhar na África, voltou para a França e, de lá, veio para o Brasil passar três anos e comandar a cozinha do Sofitel Rio de Janeiro Copacabana. O francês se apaixonou pelo país e não voltou mais. “Fiquei encantado com a enorme variedade de ingredientes que descobria em cada viagem que fazia.” Foi assim que o chef criou menus que misturam técnica de preparo francesa aos produtos típicos da região brasileira e que hoje são atrações do restaurante Le Pré Catelan, considerado um dos melhores franceses do Brasil.
Para esse mês,Villard promete novas surpresas para aqueles que pretendem passar o Natal ou réveillon no Rio. O Sofitel vai oferecer opções de festas, todas assinadas pelo chef, nos restaurantes Le Pré Catelan e Atlantis e no bar Horse’s Neck. Um espetáculo à parte será uma das mais belas vistas do mundo, com a queima de fogos. “Espero surpreendê-los com pratos criativos. Afinal, são datas especiais e devem ser inesquecíveis, mas o que quero mesmo é ouvir um ‘uau’ de meus clientes.”
Onde: Sofitel Rio de Janeiro Copacabana – Av. Atlântica 4.240, Rio de Janeiro. Reserva: (21) 2525-1206. www.leprecatelan.com.br
Além de Fux, outros ministros cogitam reduzir penas de réus do 8 de janeiro
Trump coloca Brasil em grupo de países com menor tarifa; veja a lista
O “Ministério da Verdade” lulista e a criminalização de toda crítica
Grok “declara voto” em Lula. Por que a inteligência artificial comete esse tipo de deslize