No sábado fui almoçar na Oli Gastronomia. Lugar aconchegante, comida gostosa e conversa com amigos regada a vinho. Passei horas muito agradáveis lá…Aliás, lá sempre passo. Mas confesso que ainda estava almoçando quando olhei aqueles pães maravilhosos que só a chef Geraldine Miraglia sabe fazer. Não tive dúvida, a temperatura caindo e já estava eu pensando no jantar. Os pães da Oli são uma tentação, principalmente para quem não quer engordar… feito eu. Mas realmente não resisti e trouxe um pão italiano cascudo já com más intenções para a noite.
Dito e feito! À noite, fiz uma sopa de cebola que aprendi no curso de Chef de Cuisine no Centro Europeu só para me deliciar com aquele pão. Passo aqui a receita da sopa conhecida também como a “sopa de bêbado”. Não, nem bebi tanto assim, mas o tempinho anunciando uma chuva mais tarde estava convidativo pra uma sopa.
Sopa de Cebola
Ingredientes
– 2 ou 3 cebolas em rodelas bem fininhas
– 30 g de manteiga de boa qualidade
– 2 colheres (chá) de farinha de trigo
– 1 litro de caldo de frango ou carne
– 1 pitada de noz-moscada (opcional)
– sal e pimenta-do-reino
– 75 g de queijo gruyère ou parmesão ralado
– um pão italiano
Modo de preparo
Em uma frigideira, doure as cebolas na manteiga. Quando começarem a corar, junte a farinha de trigo e continue fritando para corá-las bem, sem queimar. Acrescente, então o caldo, tampe e cozinhe por 30 minutos. Tempere a sopa com sal, pimenta e noz-moscada.
Preparo do pão italiano: corte a tampa, retire o miolo, passe azeite de oliva por dentro e por fora e leve ao forno.
Quando o pão ficar pronto, sirva imediatamente colocando a sopa dentro do pão e acrescente o queijo. Hummmmmmmm… E não é que choveu mesmo!