Com preço mais acessível e continuando no assunto de bacalhau…- num post recente dei uma dica sobre comida portuguesa – , me lembrei de uma receita que elaborei a partir de um sonho que tive. Estava hospedada na casa de uma amiga médica, que iria receber um casal de amigos. Ela havia comprado lombo de bacalhau dessalgado e me encarregou de preparar o jantar do dia seguinte. Fui dormir naquela noite pensando no prato que poderia fazer.
Lembrei de uma vizinha lá da infância. A dona Lourdes. Naquela época o bacalhau não era tão caro… E posso dizer, sem erro nenhum, que dona Lourdes adorava duas coisas na vida: bailes e bacalhau. Toda semana ia dançar… e toda semana fazia um prato com bacalhau. No dia seguinte, vinha um pratinho coberto com uma toalhinha branca por cima do muro do quintal. Era dona Lourdes oferecendo seus maravilhosos bolinhos de bacalhau. Eu adorava… Sorte minha que era filha caçula!
Bom, depois de lembrar da dona Lourdes, acabei sonhando com um prato. Como no dia seguinte houve um imprevisto e o casal não pôde aparecer, acabei preparando a receita quase um mês depois. O resultado foi aprovado. Pelo menos não sobrou uma lasca sequer de bacalhau…
Receita do bacalhau sonhado
Ingredientes:
– 1 lombo dessalgado de bacalhau (para quatro pessoas) – 3 pimentões (um verde, um amarelo e um vermelho) – 1 cebola grande – 200 g de azeitonas pretas (sem caroços) – azeite de oliva – 2 tomates vermelhos firmes – sal – um raminho de alecrim – dois dentes de alho – limão – pimenta
Preparo:
Corte o lombo de bacalhau em quatro pedaços generosos e tempere com sal, um pouquinho de limão, zeite e pimenta. Reserve.
Corte em quadradinhos (1 cm) os pimentões, a cebola e os tomates (sem sementes). Numa frigideira coloque um pouco de azeite e salteie primeiro a cebola, depois os pimentões e por último os tomates. Coloque sal a gosto. Eles devem ficar firmes. Reserve.
No processador, coloque as azeitonas pretas sem caroços e algumas gotinhas de limão e azeite de oliva. Bata até ficar um creme grosso. Reserve.
Numa frigideira coloque o azeite, os dois dentes de alhos inteiros e o raminho de alecrim. Coloque as postas de bacalhau e frite até dourar de um lado e de outro. Retire-as.
Modo de preparar o prato:
Em um prato, coloque um pouco do creme de azeitonas pretas, fazendo uma caminha. Coloque a posta de bacalhau em cima dela. E sobre o bacalhau coloque o salteado de pimentões e cebola – que vai dar um colorido bacana para o prato. Sirva com arroz branco feito na hora e com batata ao murro (veja receita abaixo). E claro para acompanhar o prato, sirva um bom vinho branco encorpado. E bom apetite!
Batatas ao Murro
– 4 batatas grandes
– azeite
– três dentes de alho e
– sal
Lave bem as batatas, tempere-as com sal e leve ao forno para assar. Descasque os dentes de alho junte-os ao azeite numa frigideira. Leve a aquecer. Retire as batatas do forno e dê um murro em cada uma, regue com o azeite temperado e sirva.